Você sabe fechar o zíper da roupa de mergulho ?

Sem dúvida, a roupa de mergulho é um item imprescindível do mergulhador e merece atenção especial, principalmente, na hora do fechamento do seu zíper.

Um zíper com defeito ou que seja danificado na hora do fechamento da roupa, pode gerar grandes transtornos ao mergulhador na hora de entrar na água, e frequentemente, vemos as pessoas correndo nas embarcações para entrar na água e realizando o fechamento das roupas de mergulho de qualquer jeito.

Parte do problema, vêm de alguns lojistas que infelizmente vendem as roupas e as informações básicas não são repassadas aos clientes.

Sempre vejo mergulhadores simplesmente fechando a roupa de mergulho pela alça de fechamento, sem puxar o “trilho” do zíper no sentido contrário, para dar maior firmeza no fechamento.

Fechando-Ziper2

A falta dessa força contrária à direção do fechamento, pode permitir que os dentes do zíper não fiquem bem alinhados, gerando a quebra de um deles ou alinhamento incorreto, o que permitirá a passagem de água para o interior da roupa.

Quando o zíper é plástico, o dano é menor, porém, quando falamos em zíper de metal, como os modelos normalmente usados em roupas do tipo semi-seca e seca, o dano é praticamente eterno, forçando o mergulhador a gastar muitos dólares na aquisição de um novo zíper e mão de obra para a colocação de um novo zíper na roupa. Além disso, ainda há o problema em onde adquirir um novo zíper e encontrar um profissional que faça a substituição de forma correta e bem feita.

Sempre que você for fechar o zíper da roupa de mergulho, segure firmemente com uma das mãos, a parte inicial do zíper e puxe com a outra mão, a alça do zíper no sentido contrário e bem devagar. Jamais dê um puxão rápido para fechar o zíper de uma só vez. Esse puxão também poderá puxar alguns fios de nylon da costura, danificando ainda mais a roupa de mergulho.

Ao regressar do mergulho, lave bem a roupa e depois certifique-se que ela está totalmente seca e livre de qualquer umidade, para evitar a possibilidade de mofo na roupa, por estar guardada em um armário e sem ventilação apropriada.

Fechando-Ziper2Guarde sua roupa com o zíper aberto, se possível, passando antes, um pano bem úmido nos dentes do zíper, para remover qualquer resquício de sal que venha ficar entre os dentes.

Há no mercado, um produto chamado ZipTech, que é comercializado em forma de um pequeno bastão aplicador e que ajudará muito na lubrificação dos dentes do zíper, o que contribuirá na durabilidade da roupa.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.