Z- Knife – Mais segurança em tão pouco tamanho

Com o aumento da atividade do mergulho no mundo, e o surgimento do mergulho técnico, a indústria do mergulho cada vez mais aprimora seus equipamentos, buscando mais conforto e segurança aos mergulhadores.

No que diz respeito à equipamentos de corte, como facas, tesouras e etc, as empresas disponibilizaram no mercado a chamada Z-Knife. Um pequeno, barato e prático equipamento cortante, que traz grande segurança ao mergulhador.

O que é uma Z-Knife ?

Z-knife, é uma faca em forma “Z” (como diz o nome), feito em plástico de alta resistência, dotado de uma pequena lâmina bastante afiada, acondicionada num pequeno estojo em nylon, usado para fixá-la em seu equipamento.

Tem como objetivo único, cortar fios e cabos (exceto os de metal), e livrar o mergulhador de situações de enrosco.

Linhas de pesca e cabos, soltos embaixo d’água, são um problema em potencial para o mergulhador. Mesmo os mais atentos e experientes, muitas vezes se tornam alvo durante o mergulho, e a Z-knife, pode ajudá-lo a se libertar facilmente.

Faca x Z-Knife 

Uma Z-knife não substitui uma faca normal, em algumas de suas possíveis utilizações (*), porém, seu formato e facilidade de uso, agiliza o “desenrosco” de algum cabo que porventura o mergulhador venha a se enroscar.

Modelos disponíveis

Atualmente existem 3 modelos disponíveis:

  • Pulso – Para ser colocado na tira do computador de mergulho
  • Colete equilibrador
  • Cinto

É uma escolha pessoal e cada mergulhador deve optar pelo modelo e local que mais lhe convém. Vale ressaltar, que o modelo preso ao colete equilibrador / cinto, permite que o mergulhador possa acessá-la com ambas as mãos.

Conclusão

É um equipamento pequeno e de grande praticidade que não devemos desconsiderar. Você pode tê-la fixada em seu equipamento de mergulho autônomo, sem mesmo perceber.

E numa possível necessidade, tenha certeza que será de grande valia.

Bons mergulhos e mergulhe com segurança.

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.