Zíper com cabo de nylon – Facilitando o uso

Foto: Clécio Mayrink

Em certas ocasiões no mergulho, passamos por momentos desagradáveis onde pequenas modificações em nossos equipamentos, podem facilitar a nossa vida.

Recentemente mergulhei com um colete equilibrador, onde o mesmo, possui três fechos do tipo zíper, para fechar os três bolsos.

Fechamento-Ziper1No primeiro mergulho, ao tentar guardar um pequeno caderno de anotações, acabei tendo dificuldades em realizar o fechamento do bolso lateral, pois em razão da água fria (15ºC) e uso da luva, o puxador do zíper simplesmente escorregava dos dedos, além de estar em uma posição um tanto inconveniente, me fazendo desistir de usar o bolso, após algumas tentativas de fechá-lo.

Isso pode ocorrer com qualquer colete, logicamente, dependendo do tipo de zíper fabricado e posicionamento do mesmo em relação ao colete.

Além disso, não é difícil do zíper conter sal ressecado e dificultar a passagem do fecho.

Para sanar o problema e facilitar os fechamentos futuros, decidi partir para um método antigo, porém, muito simples e prático, que é o uso de um pequeno cabo de nylon com um nó em sua extremidade. Com ele, é possível “alongar” o puxador do zíper, e por causa do nó em sua extremidade, esse pequeno cabo não escorrega das mãos do mergulhador, mesmo quando o mesmo estiver usando luvas mais grossas.

Procedimentos

  • Adquira um metro de cabo de nylon, de preferência, um com uns 3mm de diâmetro ou superior;
  • Para cada zíper, corte um pedaço do cabo de nylon, com o comprimento próximo ao de um palmo;
  • Passe o cabo pelo buraco do zíper;
  • Junte as duas extremidades e dê um nó;
  • Com um fósforo ou isqueiro, junte as extremidades e queime, para evitar que o nylon se desfaça ao longo do tempo.

Fechamento-Ziper2Parece uma bobagem, mas esse pequeno detalhe, pode fazer diferença durante o mergulho, principalmente durante uma situação onde se deseja uma abertura ou fechamento rápido dos bolsos.

 

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983, no autônomo em 1986 pela CMAS e Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount. Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP), atuando em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior. Também atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.