Zíper com cabo de nylon – Facilitando o uso

Foto: Clécio Mayrink

Em certas ocasiões no mergulho, passamos por momentos desagradáveis onde pequenas modificações em nossos equipamentos, podem facilitar a nossa vida.

Recentemente mergulhei com um colete equilibrador, onde o mesmo, possui três fechos do tipo zíper, para fechar os três bolsos.

Fechamento-Ziper1No primeiro mergulho, ao tentar guardar um pequeno caderno de anotações, acabei tendo dificuldades em realizar o fechamento do bolso lateral, pois em razão da água fria (15ºC) e uso da luva, o puxador do zíper simplesmente escorregava dos dedos, além de estar em uma posição um tanto inconveniente, me fazendo desistir de usar o bolso, após algumas tentativas de fechá-lo.

Isso pode ocorrer com qualquer colete, logicamente, dependendo do tipo de zíper fabricado e posicionamento do mesmo em relação ao colete.

Além disso, não é difícil do zíper conter sal ressecado e dificultar a passagem do fecho.

Para sanar o problema e facilitar os fechamentos futuros, decidi partir para um método antigo, porém, muito simples e prático, que é o uso de um pequeno cabo de nylon com um nó em sua extremidade. Com ele, é possível “alongar” o puxador do zíper, e por causa do nó em sua extremidade, esse pequeno cabo não escorrega das mãos do mergulhador, mesmo quando o mesmo estiver usando luvas mais grossas.

Procedimentos

  • Adquira um metro de cabo de nylon, de preferência, um com uns 3mm de diâmetro ou superior;
  • Para cada zíper, corte um pedaço do cabo de nylon, com o comprimento próximo ao de um palmo;
  • Passe o cabo pelo buraco do zíper;
  • Junte as duas extremidades e dê um nó;
  • Com um fósforo ou isqueiro, junte as extremidades e queime, para evitar que o nylon se desfaça ao longo do tempo.

Fechamento-Ziper2Parece uma bobagem, mas esse pequeno detalhe, pode fazer diferença durante o mergulho, principalmente durante uma situação onde se deseja uma abertura ou fechamento rápido dos bolsos.

 

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.