Bombeiros recebem instruções avançadas de mergulho no 5º BBM

No último mês de abril, os alunos do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT) do 2º Comando Operacional de Bombeiros (2º COB) receberam instrução sobre equipamentos avançados de mergulho. A instrução acontece nas dependências do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), em Uberlândia, e visa à qualificação dos bombeiros militares numa das atividades mais recorrentes no dia a dia.

Visando a segurança do mergulhador, o CMAUT vem ampliando o leque de possibilidades entre equipamentos e técnicas para a realização do mergulho seguro. Durante as instruções, foram apresentados diversos materiais fornecidos por empresas privadas e, também, emprestados pelo Exército Brasileiro.

Máscaras de mergulho Full Face permitem maior segurança para o mergulhador, já são uma realidade que a Corporação espera expandir em breve. Elas permitem o uso do sistema de fonia, permitindo a comunicação verbal entre os mergulhadores e com a equipe em solo, trazendo maior segurança e eficiência nas operações submersas. Roupas Secas de mergulho também foram apresentadas. Elas permitem a realização do trabalho de busca e salvamento em águas com alto risco de contaminação do militar.

Também foi apresentado um equipamento para o Mergulho Dependente, técnica em que o suprimento de ar necessário à respiração é levado ao mergulhador por meio de mangueiras (umbilicais), a partir da superfície. Além do suprimento ilimitado de ar, o mergulhador permanece com o contato físico com a superfície, e permitindo seu recolhimento em emergência. Boa estabilidade e excelente proteção física e térmica também são vantagens dessa técnica de mergulho.

A segurança no mergulho é um tópico fundamental na instituição, e o CMAUT é um dos locais estratégicos para a discussão, ampliação, pesquisa e desenvolvimento de técnicas para promover ao militar a maior segurança possível, juntamente com a maneira mais eficiente de corresponder às necessidades da sociedade.

O curso que teve início no dia 15 de abril tem término previsto para 10 de maio com a formação de militares especializados em mergulho autônomo, propagando em todo o Estado o que há de mais moderno, eficiente e seguro nas operações submersas do CBMMG.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.