Uma investigação preliminar sobre o incêndio da embarcação Conception de mergulho no sul da Califórnia e que matou 34 pessoas na costa de Santa Barbara, levantou preocupações sobre falhas de segurança na embarcação, segundo um relatório.

O Conception não possuía um “vigia noturno” que deveria ficar acordado para avisar os passageiros sobre possíveis perigos, disseram várias fontes policiais que falaram sob condição de anonimato ao Los Angeles Times.

A investigação também questionou se a tripulação estava adequadamente treinada em caso de incêndio ou se os passageiros receberam instruções de segurança.

Jennifer Homendy, que está supervisionando a investigação do National Transportation Safety Board (NTSB), disse que um dos tripulantes sobreviventes disse aos investigadores que não ouviu o alarme de fumaça, informou o The Times. O membro da tripulação descreveu o alarme como “aquele que pode ser comprado na Home Depot”, uma rede de lojas com artigos de ferramentas e construção. Segundo ele, o alarme pode não ter sido conectado ao sistema centralizado de alarmes, o que não era necessário no momento em que o barco foi construído.

Homendy visitou um barco semelhante ao Conception nesta semana e comentou:

“O que queríamos ver era onde estavam os coletes salva-vidas, onde estavam os botes salva-vidas, como era a casa das máquinas”, disse ela à Fox News na quinta-feira. “Eu queria ver como era a sala dos beliches e quais eram os detetores de fumaça, quais extintores de incêndio estavam disponíveis e o layout em geral”.

Ela disse que era difícil ver na sala dos beliches com as luzes apagadas e “difícil de manobrar” até a saída de emergência.

Fontes enfatizaram que a investigação estava em seus estágios iniciais e pode levar meses ou anos para ser concluída.

O NTSB também está analisando os sistemas elétricos e de fiação a bordo do navio. “Isso forneceu a fonte de ignição ?  Mas não estamos nos aproximando disso”, disse Homendy ao Times. “Não estamos descartando nada neste momento”.

Os cinco tripulantes sobreviventes teriam dito aos investigadores que o incêndio era intenso demais para salvar qualquer um dos passageiros que dormiam no convés.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.