No mês de setembro, os corpos de dois experientes mergulhadores que estavam explorando uma seção da Grande Muralha, na província de Hebei, ao norte da China, foram recuperados 13 dias após o desaparecimento.

Os mergulhadores Xu Haiyan e Sun Hao, pertenciam a Global Underwater Explorers (GUE) e estavam realizando um mapeamento no reservatório Panjiakou, onde as seções de Grande Muralha estão submersas.

Embora nenhuma autoridade tenha comentado sobre o fato, muitos locais estão especulando que no momento do mergulho, deveria haver algum pescador realizando eletrofishing, o que é ilegal na área e teria causado a morte dos mergulhadores. Uma investigação de autópsia e policial está em andamento.

A técnica de eletrofishing, consiste em aplicar corrente elétrica na água, e isso poderia ter eletrocutado os mergulhadores.

A seção subterrânea da Grande Muralha da China possui aproximadamente 50Km de extensão, foi submersa no final da década de 1970 quando uma barragem foi construída.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.