Parece até que foi há pouco tempo quando lançaram a câmera GoPro 7, mas o ano passou e a empresa lança agora a GoPro 8 com características impressionantes e, que certamente, vão dar trabalho para a DJI com a sua DJI Osmo Action.

A nova GoPro 8 está em pré-ordem com entrega das primeiras câmeras no próximo mês de dezembro nos Estados Unidos, meio atrasado, pois normalmente os novos modelos são lançados anualmente entre os meses de setembro e novembro de cada ano, sendo comercializada logo em seguida.

Segundo a GoPro, o novo modelo da linha teve o sistema de estabilização de imagens totalmente atualizado, gerando um resultado final muito melhor e recebendo o nome de HyperSmooth 2.0.

Nos vídeos apresentados, realmente a qualidade impressiona, mas precisaríamos ter o produto em mãos para nos certificar a real qualidade do produto e saber se chega a ser o que está sendo mostrado nos vídeos.

Novo sistema Mouting de acessórios

Foto: GoPro

A nova GoPro 8 passa a trabalhar com um sistema denominado Mouting, que ao pé da letra, é um sistema de “montagem” na câmera, permitindo a utilização de novos acessórios e melhorando a performance do produto.

O novo sistema Mounting permite ao usuário a utilização de um pequeno spot de luz de Led, o uso de um pequeno microfone do tipo shotgun, que muda sensivelmente a qualidade do áudio, ou ainda, um monitor LCD virado para frente, muito interessante para blogueiros em geral.

Novo conjunto de lentes e configurações

O novo conjunto de lentes permite a geração dos ângulos em 16mm, 16-34mm, 19-39 e 27mm.

O usuário também terá a possibilidade de usar a nova câmera com o sistema TimeWarp 2.0, uma ferramenta no software da câmera e que permite a geração de longos timelapses, com a possibilidade de alterar a velocidade na alguma parte do vídeo.

Segundo o fabricante, houve uma melhoria considerável na qualidade final das fotografias, no que diz respeito ao brilho, contraste e geração e imagens em HDR. Houve também uma melhoria no software para a captação de timelapses noturnos, gerando imagens mais claras e nítidas.

A qualidade de imagem fotográfica se manteve nos 12 megapixels com formato RAW e 4k a 60 quadros numa taxa de 100mb de bit rate e saída HDMI com a utilização de um cabo adaptador.

Foram adicionados três microfones estéreos com opção antirruído, aspecto interessante, principalmente para gravações em movimento. Vale lembrar que também é possível usar um microfone externo com cabo adaptador.

A câmera pode ser usada até os 10m de profundidade ou até os 60m com a sua caixa estanque.

Outros aspectos como slow motion, streaming nas redes sociais, GPS, WiFi, Bluetooth, Protune e Backup na nuvem, foram mantidos. Seu peso aumentou para 126 gramas e a capacidade da bateria que é removível, se manteve.

O preço final dela será de U$S 399 já com cartão de memória nos Estados Unidos, sendo que a GoPro 7 passará a custar U$S 329. A GoPro também lançou a câmera 360° denominada Max, mas como não é para mergulho, deixo vocês na curiosidade para acessar o site e conhecê-la diretamente com eles.

Assista ao vídeo de lançamento da nova GoPro 8 abaixo:

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.