O instrutor de mergulho Matthew LaFrance tinha acabado de levar um cliente em dois mergulhos matinais bem sucedidos perto da Ilha Apo,nas Filipinas. O dia estava claro e os mergulhos estavam perfeitos, então LaFrance decidiu se aventurar em mais um mergulho.

O homem nascido no Ontário, no Canadá, é um mergulhador experiente, trabalha como instrutor e guia turístico para uma empresa de mergulho, mas nada poderia tê-lo preparado uma noite no mar das Filipinas.

A LaFrance disse que o terceiro mergulho começou normalmente, como qualquer outro passeio que ele tenha guiado no passado, mas após 45min no fundo, perceberam que a corrente estava ficando forte e decidiram retornar à superfície, quando perceberam que a embarcação estava longe.

“O barco estava nos procurando, mas eles não estavam olhando no lugar certo”, disse LaFrance. “Tínhamos navegado rápido demais e não podiam mais nos ver”.

As fortes correntes continuaram a empurrar os mergulhadores para longe do barco. LaFrance culpou o ocorrido ao recente evento da lua, como causa da corrente mais forte que o normal no local.

Perdidos e sozinhos no mar, os mergulhadores decidiram se amarrar para não se separarem e começaram a nadar por horas no escuro. Durante a noite, escutaram o ruído de um motor de embarcação e começaram a gritar por socorro, e por sorte, foram ouvidos.

Os mergulhadores flutuaram perdidos por 24Km de distância durante 9h no mar. Foram resgatados levados para de volta para a Ilha Apo.

Os marinheiros da embarcação de mergulho foram questionados pelas autoridades locais, mas LaFrance é inflexível ao afirmar que a equipe fez tudo o que podia para tentar encontrá-los.

“Tenho certeza que eles nos procuraram. Tenho a certeza que eles contataram a guarda costeira. Esses caras são meus amigos. Eles entraram na água procurando por nós. “

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.