Foi o que aconteceu na província de Cebu, nas Filipinas, quando um Samsung Galaxy S8, lançado em 2017, ajudou a salvar a vida de 20 pessoas.

Um barco transportava 16 mergulhadores estrangeiros e outros quatro filipinos acabou naufragando nas águas da cidade de Bogo, nas Filipinas, mas após 30min do naufrágio, os mergulhadores conseguiram pedir ajuda e compartilharam a localização GPS pelo smartphone Samsung Galaxy S8, e conseguiram ser resgatados.

Essa história acontece poucos dias depois da Comissão Australiana de Concorrência e do Consumidor acusar a Samsung de mentir sobre a resistência à água de seus smartphones.

A Samsung Eletronics local comemorou o salvamento da tripulação e aproveitou para lembrar os usuários sobre o recurso “Enviar mensagem SOS” presente nos smartphones Galaxy. Quando ativado, os usuários podem apertar o botão power 3x rapidamente para enviar uma mensagem de socorro a contatos de emergência. Para ativar, é necessário acessar Configurações / Recursos avançados / Enviar mensagem SOS.

“Ficamos felizes em saber que os passageiros estão seguros e que um telefone Samsung foi útil no esforço de resgate. Continuaremos a trabalhar no sentido de produzir dispositivos que possam vir a ajudar os usuários quando eles se encontrarem em situações terríveis”, disse James Jung, diretor da Samsung Electronics Filipinas.

Só espero que a Samsung mantenha seus telefones resistentes a água, e principalmente contra quedas, pois o meu não durou nada com uma pequena queda, e sendo a principal reclamação de inúmeros usuários em todo o mundo sobre a linha Galaxy S8. Pra piorar, a troca do LCD custa um valor tão absurdo, sendo mais fácil trocar o telefone por outro, obviamente, por outra marca e modelo mais resistente.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.