Uma análise sobre as fatalidades com Rebreathers

A edição de junho de 2013 da revista Diving and Hyperbaric Medicine contém um excelente artigo que analisa as causas das fatalidades do mergulho com rebreather.

Lendo o estudo conclui-se que embora os rebreathers tenham um risco maior de falha mecânica, por sua complexidade, esse aspecto pode ser compensado com um bom projeto incorporando redundância e levando-se fontes alternativas de gás adequadas no caso de uma falha com o equipamento.

Fatalidades podem ser reduzidas ainda mais, com o treinamento intensivo e o estudo frequente sobre o tema pelos mergulhadores.

Clique aqui (0.2Kb) e baixe o estudo em inglês, onde é possível ver em detalhes o que foi analisado e as conclusões.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Por que alguns acidente com mergulhadores acontecem ?

Um estudo com 1.000 mergulhadores comprova que as principais causas de acidentes com mergulhadores poderia ter sido evitada.

Pesquisador busca mergulhadores voluntários para estudo em SP

Projeto visa obter resultados sobre o efeito do estresse agudo na resposta autonômica, cognitiva e hemodinâmica de mergulhadores.

Estudo sobre violações de regras de segurança no mergulho

Após um extenso estudo, pesquisadores concluem que mergulho mais fundo e sem dupla, aumenta exponencialmente as chances de um acidente.

Pequena análise sobre incidentes de mergulho em caverna

Numa análise realizada pelo Cave Diving Group (CDG), ficou constatado que os mergulhadores britânicos acidentados cometeram três tipos de erros bem comuns.