Alagoas (2º)

Data: 22/02/1922

GPS

Localização: Próximo as Ilhas Maricás

Profundidade (m):

Visibilidade (m):

Motivo:

Estado:

Carga: Problemas no casco e mau tempo

Tipo: Monitor encouraçado à vapor

Nacionalidade: Brasil

Dimensões (m):

Deslocamento (t):

Armador: Marinha do Brasil

Estaleiro: Arsenal da Marinha do Brasil

Propulsão: Vapor

Fabricação: 1867

Notas:

Navio Mercante da Companhia Brasileira de Navegação a Vapor, posteriormente denominada Lloyd Brasileiro, o Alagoas foi temporariamente incorporado à Esquadra, em 1889, para conduzir à Europa a deposta família imperial.

O primeiro navio a ostentar o nome de Alagoas foi um monitor encouraçado, construído entre 1866 e 1867 pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e que teve participação saliente nas passagens de Curupaití e Humaitá, na Guerra da Tríplice Aliança.

Segundo navio a ostentar o nome de Alagoas, rende homenagem ao Estado de Alagoas.

Tendo a bordo a deposta família imperial, o Alagoas partiu do porto do Rio de Janeiro em 17 de novembro de 1889, sob o Comando do Capitão-de-Longo-Curso José Maria Peixoto, comboiado pelo Encouraçado Riachuelo. Chegou à Lisboa em 7 de dezembro de 1889.

Em 1893 e 1894 esteve incorporado à Esquadra revoltada, sob o Comando o Primeiro-Tenente José Augusto Vinhaes e serviu de Quartel da Escola de Aprendizes-Marinheiros da Ilha do Governador e refúgio para algumas famílias.

Depois da sua baixa do serviço ativo da Marinha do Brasil, o Alagoas ainda foi empregado como alvo ao tiro da bateria principal dos Encouraçados Minas Gerais e São Paulo, que não o atingiram. Naufragou em 22 de fevereiro de 1922, próximo às Ilhas Maricás, em vista da vestudez do casco e do mau estado do mar, apesar dos esforços do Rebocador Laurindo Pitta, comandado pelo então Capitão-Tenente Renato de Almeida Guillobel.

Incorporação: 1889

Baixa: 22/02/1922

Fonte: Marinha do Brasil

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.