Checagem de Reguladores

Foto: Clécio Mayrink

Confira primeiro o filtro de entrada do 1º estágio do seu regulador para verificar se está descolorado.

  • Vermelho e marrom: indicam ferrugem no cilindro;
  • Negro: indica carbono de um filtro de compressor ruim;
  • Branco, azulado ou verde: indicam que entrou água no primeiro estágio.

Qualquer descoloração pede uma inspeção visual do cilindro e revisão do regulador.

Verifique se o “chapéu de bruxa” não está rachado. Tenha certeza de que está firme no lugar e que seu o-ring está ok, caso contrário, entrará água no primeiro estágio quando você lavar.

Empurre os protetores de mangueira para trás e confira nas mangueiras se há alguma rachadura próxima da rosca. Confira as mangueiras ao longo de sua superfície, procurando por rachaduras ou abrasão. Substitua qualquer mangueira com estes indícios.

Confira o bocal e seu encaixe, e substitua imediatamente caso necessário.

Confira vazamentos

Se um vazamento de ar não é corrigido apertando a mangueira ligeiramente, substituindo o o-ring, ou se há vazamentos de água no bocal, leve o regulador para um conserto imediatamente.

  • Se você remover uma mangueira para colocar um protetor, utilize o tamanho correto (se você tiver de usar alguma ferramenta para colocá-la ou usar de artifícios como água fervendo ou força, fatalmente estará diminuindo a vida útil de sua mangueira).
  • Sempre que você remover uma mangueira, substitua o o-ring. É seguro e barato.

Problema com seu regulador no local de mergulho ?

O que fazer

Obviamente, seu regulador é muito importante para que qualquer pessoa mexa nele. Mas há alguns problemas que você pode resolver no local de mergulho.

Segundo estágio com fluxo contínuo

O botão de purga pode estar com areia ou sal. Com o sistema pressurizado, aperte o botão de purga enquanto enxáguar com água fresca. Segure o segundo estágio debaixo d’água e balance para enxaguar. Isso vai dissolver o sal e desalojar possíveis grãos de areia.

Não pressione a purga de um regulador enquanto o submerge, a menos que esteja pressurizado.

Vazamentos de ar

Se há um vazamento na conexão de mangueira para o primeiro estágio, isso pode ser corrigido apertando (ligeiramente) a mangueira que está vazando. Não exceda. O melhor é substituir seu o-ring.

Dicas para lavar seu regulador

  • Retire os protetores de mangueira. Assim você pode lavar as conexões de mangueira para o primeiro estágio;
  • Se você tem um cilindro, monte o regulador e pressurize. Enquanto balança o regulador, aperte o botão de purga para lavar dentro do segundo estágio;
  • Se você não tem um cilindro, esteja seguro que o “chapéu de bruxa” do regulador possua um o-ring e está firmemente no lugar, assim, a água não entra no primeiro estágio.
  • Coloque o regulador em um tanque com água doce e balance-o e não aperte o botão de purga. Sem pressão de ar nas mangueiras, a água entrará nele;
  • Preste atenção e lave tudo, rode as conexões da mangueira de alta, como também as de baixa pressão;
  • Coloque água corrente pelo bocal e também lave por fora.

 

ReguladorManutenção anual do regulador

Reguladores precisam de uma manutenção anual. Você sabia que eles serão completamente desmontados e limpos ?

Serão substituídos os O-ring´s e assentos, e os reguladores após montados, serão testados e regulados. A manutenção anual mantém a garantia e o bom funcionamento dos mesmos.

Armazenamento de regulador

  • Armazene seu regulador com as mangueiras enroladas ou encaracoladas. Não pendure seu regulador pelas mangueiras. Com o peso do segundo estágio e console, as mangueiras dobrarão, prejudicando os ajustes de empates das mangueiras;
  • Proteja seu regulador e mangueiras do calor, luz solar e toda substância química (esvazie os cinzeiros próximos). É melhor lacrá-los em uma sacola plástica;
  • Alguns selos internos e os o-ring’s de reguladores, são lubrificados através do uso, e se deterioram em armazenamento longo. Esta é uma das razões para que sejam revisados e é requerido para efeito de garantia.

Transportando reguladores

Não coloque peso nas mangueiras. Não enrole mangueiras firmemente. Coloque camisetas ou toalhas ao redor das conexões para o primeiro estágio, assim as mangueiras não ficam curvadas nos empates.

Se você remover mangueiras do primeiro estágio, esteja seguro de tampar as portas e os terminais das mangueiras para impedir entrada de pó ou umidade.

Por:
Miguel Lopes

Instrutor de mergulho CMAS nº 77 desde 1990, trabalhando no mercado de mergulho há mais de 20 anos, sendo Master Technician Aqualung.

Reconhecido em todo o Brasil devido ao seu grande conhecimento técnico em equipamentos de mergulho, é um dos raros inspetores formados e certificados pela Professional Scuba Inspectors (PSI) no país.