Cilindros com Oxigênio e seus cuidados especiais

Cilindro de oxigênio após explosão.

Cilindros com oxigênio (O2) são utilizados pelos mergulhadores técnicos para a redução no tempo de descompressão, principalmente em mergulhos longos e/ou quando realizados em locais muito desabrigados, reduzindo o tempo necessário para que o mergulhador possa retornar com segurança à superfície.

StageSão normalmente utilizados os cilindros S30, S40 ou S80, também conhecidos como stages ou pony bottle, onde o S vem da palavra Scuba e o numeral refere-se à quantidade em pés cúbicos de capacidade de armazenagem que este apresenta. O exemplo refere-se aos cilindros fabricados pela Luxfer, porém existem outros disponíveis no mercado.

Após a aquisição de um cilindro para uso com O2, o mergulhador deverá levá-lo até uma empresa especializada ou operadora para a realização de uma limpeza química do conjunto cilindro e registro. Esta limpeza irá remover todo resíduo que possa estar no interior de ambos, e substituir o lubrificante utilizado (normalmente silicone) no registro, por lubrificante compatível com o oxigênio.

A preparação deste cilindro segue normas e regras padronizadas mundialmente para ele receber o oxigênio. Vale lembrar que cilindros para o uso de nitrox, esta limpeza também é obrigatória.

Obrigatoriamente tenho que fazer isso ?

Sim, pois o oxigênio em contato com qualquer material combustível principalmente algum tipo de óleo ou graxa, poderá desencadear uma combustão que pode levar à explosão do cilindro. Esta combustão só ocorre se existirem a combinação de três fatores: oxigênio, calor e algum tipo de combustível. Se você remover um deles praticamente você elimina este risco.

Além disso, é imprescindível que seja feita a troca dos o-ring’s de borracha para os de Viton©, pois a borracha pode ser considerada um material combustível.

E o regulador a ser utilizado neste cilindro ?

Este mesmo procedimento também deverá ser realizado com o seu regulador, pois vale lembrar que o 1º estágio será o responsável pela redução da pressão do gás que  sai do cilindro e irá ser respirado por você. Essa limpeza será obrigatória sempre que este regulador Cilindro-Oxigeniofor utilizado para misturas com percentual acima de 40%.

Por que mesmo assim já houve casos de fogo e até explosão ?

Apesar de raros, ao que tudo indica, falhas no transporte (por exemplo, deixar o cilindro solto na caçamba  da pick-up), recarregar o cilindro de forma incorreta, ou mesmo, não realizar a devida limpeza e/ou manutenção anual, além de uma falta de responsabilidade, põe em risco a sua vida e a de outras pessoas.

Cuidados na recarga

  • Recarregue sempre em locais confiáveis;
  • Se preocupe sempre com a qualidade da filtragem do local de recarga;
  • Não deixe o cilindro exposto ao sol;
  • Refaça a inspeção visual e limpeza a cada ano;
  • Ao realizar uma recarga com O2, siga os procedimentos corretos, pois o preenchimento rápido irá gerar calor facilitando um dos componentes para o fogo;
  • Ao transportar este cilindro em um veículo, não o deixe ficar batendo em outras coisas. Muitos acabam colocando cilindros em cima dos outros. No caso do O2, coloque-o em outro local ou envolva-o com uma toalha para evitar atritos.
  • Independente da mistura ser nitrox ou oxigênio 100%, faça sempre a checagem com um analisador e a devida marcação do cilindro.
Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.