Contruindo um secador de roupa seca

Pra quem mergulha com roupa seca, sabe que usar uma roupa dessas, não quer dizer que você retornará 100% seco.

Roupa-Seca1 Dependendo das circunstâncias e do estado dos selantes nas extremidades da roupa, pode acabar entrando um pouco de água na roupa, independente de marca e modelo.

Aliado à isso, de tempos em tempos, é recomendável uma lavagem com água doce no interior da roupa seca. Em função disso, a grande maioria desses mergulhadores acabam virando a roupa do avesso, para executar a lavagem.

O grande problema nisso, é que invertendo a posição do zípper estanque e dos selantes (principalmente das botas quando presas diretamente na roupa), acaba por sua vez, forçando a soldagem, permitindo com o tempo a entrada de água no local e/ou abrindo uma pequena fissura, sendo necessário a troca dos itens citados acima.

Roupa-Seca2Como lavar e secar a roupa sem danificá-la

Após o mergulho e ainda vestido, lave a roupa com água doce, principalmente na área dos selantes, zípper e válvulas, afim de evitar a cristalização do sal e o ressecamento do material.

Chegando em casa, lave a parte externa da roupa seca e Roupa-Seca3deixe-a secando à sobra.

Em média, a cada 5 mergulhos, lavo o interior da mesma. A lavagem interna deve ser feita conforme os últimos locais onde a mesma fora utilizada.

Para a secagem do interior da roupa seca, sem precisar virá-la Roupa-Seca4do aveso.

– Adquira 2 canos de PVC e 02 joelhos também em PVC com 120º de curvatura;

– Pegue os 2 canos, e corte um pedaço de cada, com o tamanho aproximado da bota da roupa seca.

– Coloque um joelho de PVC em cada cano, e em cada um, os pedaços do cano cortado, conforme a foto 1 ao lado;

– Lixe as pontas para prevenir a possibilidade de partes pontiagudas;

– Pegue uma máquina de furar e faça diversos furos nos canos;

– Após a realização de toda furação, coloque o cano no interior da roupa seca, introduzindo primeiro no joelho de PVC na roupa, conforme a foto 4 ao lado;

– Após a colocação dos canos no interior da roupa, basta colocá-los encostados na parede e deixar a roupa secando.

Roupa-Seca5Desta forma, o ar entrará na roupa expulsando a umidade do seu interior, diminuindo consideravelmente o tempo da secagem.

Além disso, você estará evitando necessidade de colocar a roupa do lado avesso, diminuindo o desgaste e a possibilidade de problemas nas áreas críticas como o zípper e os selantes.

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.