Digital Submerso – Uma excelente opção

Foto: Clécio Mayrink

A Digital Submerso é uma associação sem fins lucrativos, que reúne vários fotógrafos subaquáticos em todo o país, e seus diretores e representantes são fotógrafos / mergulhadores e instrutores de fotografia subaquática.

Filiada a Confederação Brasileira de Fotografia, seus associados podem participar de todos os concursos de fotografia promovidos pela Confederação, pelos foto clubes nacionais e pelas federações e foto clubes internacionais.

Breve histórico

Em abril de 2005 em uma reunião informal, Christian Sgarbi, ex-participante de campeonatos de fotografia subaquática, teve a idéia de desenvolver um evento que fosse irrestrito a participação de qualquer mergulhador que tivesse equipamento fotográfico, e oferecer ensinamentos básicos e palestras do meio ambiente.

Fotógrafos como Laércio Horta da Azumarinho e Ary Amarante (pioneiro na fotografia subaquática digital no Brasil) aceitaram o desafio e assim organizando o maior torneio de foto-sub digital do país, em Arraial do Cabo-RJ no mês de outubro de 2005.

Até então, este grupo se reunia formando uma comissão chamada de CEDSU (Comissão de Evento Digital Submerso). Com o reconhecimento da Confederação Brasileira de Fotografia, o sucesso do evento foi tanto que logo a CEDSU passou a ser uma associação de fotógrafos subaquáticos amadores com dirigentes de grande expressividade, onde posteriormente passou a se chamar de Digital Submerso.

Objetivos

– Contribuir para o desenvolvimento social promovendo interação entre os amantes da fotografia subaquática digital para todo o país organizando eventos em forma de torneios.

– Divulgação da modalidade esportiva como lazer e entretenimento social e familiar.

– Permitir interação das comunidades voltadas ao esporte.

– Incentivar participação da comunidade de mergulho e afins aos torneios.

– Divulgar através de eventos culturais os ecossistemas aquáticos brasileiros e sua biodiversidade, bem como a necessidade de sua conservação e a importância do turismo racional e auto-sustentável.

 

Dúvidas comuns

1) É necessário ser fotógrafo profissional ou instrutor de fotografia para ser membro da Digital Submerso ?

Não. A Digital Submerso é uma associação para fotógrafos amadores e a iniciativa tem finalidade de reunir fotógrafos para trocar experiências. Não é necessário ter curso ou credenciamento em foto-sub. O conceito é de união, e fazer uma grande confraternização.

2) Como são os eventos promovidos pela entidade ?

São meios de interação entre os fotógrafos experientes e os que estão aprendendo. Os eventos são planejados com torneios, gincanas, palestras, feiras, happy-hour e premiações. O próximo evento está com inscrições abertas e será em Ubatuba no feriado de 12 a 15 de outubro de 2006, serão realizados dois dias de torneio, com saídas de lancha e cursos como workshops. A cidade é um pólo turístico internacional e o evento é agradável para toda a família.

3) Pode-se associar à Digital Submerso sem se inscrever para os eventos como a UBATUBA 2006 ?

Sim. A associação da Digital Submerso é aberta a todos os fotógrafos subaquáticos ou quem faz vídeo-sub. Você como associado à Digital Submerso poderá estar participando de concursos de fotografia nacionais ou internacionais de foto como as Bienais, pois a Digital Submerso é filiada à Confederação Brasileira de Fotografia, órgão máximo de fotografia do país reconhecido internacionalmente pelas federações de fotografia.

4) Quanto paga para ser associado à Digital Submerso ?

No momento a associação é inteiramente gratuita. Você deve fazer um pequeno cadastro online e enviar alguns documentos pelos Correios para ser associado. Enquanto isso, até sua aprovação definitiva já terá acesso ao site.

5) E se eu quiser me inscrever para a Ubatuba 2006 ?

Após ser associado, estarão disponíveis os eventos para inscrição, no momento a Ubatuba 2006. Todos os acertos financeiros são orientados para o local do evento, direcionados para a Ecosphera que oferecerá os pacotes de mergulho, pousada e taxa de inscrição.

6) Eu me associei à Digital Submerso, agora serei obrigado a estar na Ubatuba 2006 para continuar sendo associado ?

Não. Ser associado com a Digital Submerso não acarreta em obrigatoriedade nenhuma para estar inscrito em qualquer evento promovido pela entidade. Mas, neste evento haverá a primeira ata e quem estiver na assembléia extraordinária poderá, se assim desejar, ser membro fundador com regalias de associado remido tendo além de credenciamento junto à Confederação Brasileira de Fotografia estará isento de taxas de inscrição nos próximos torneios.

7) Como sei se posso participar do evento e qual as categorias que me encaixo ?

Há um regulamento do torneio disponível no site. Podem participar fotógrafos amadores com equipamentos digitais com ou sem flash externo. Neste evento estão vetados instrutores de fotografia e profissionais que lucram na atividade. O evento foi desenvolvido especialmente para você, que está começando a fotografar e têm interesse em se divertir fotografando o mundo subaquático.

8) Esta entidade é ligada de alguma confederação e/ou instituição ?

Não. A Digital Submerso é uma entidade associada à Confederação Brasileira de Fotografia e não tem nenhuma ligação com entidade de pesca ou certificadora de mergulho brasileira.

7) Quero me associar agora, o que faço então ?

Acesse: www.digitalsubmerso.org

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.