Duncan Dunbar

Data: 07/10/1865

GPS:

Localização: Atol das Rocas

Profundidade (m):

Visibilidade (m):

Motivo: Colisão contra o atol

Estado: Desmantelado

Carga:

Tipo: Veleiro de madeira com 3 mastros

Nacionalidade: Inglaterra

Dimensões (m): 78

Deslocamento (t): 1.374

Armador: Dunbar D. – Duncan Dunbar, London

Estaleiro: Laing James & Sons Ltd. (Sir James Laing & Sons), Sunderland.

Propulsão: Vela

Fabricação: 1857

Notas:

Capitão Swanson deixou Londres com destino a Sidney em 28 de agosto de 1865, com 70 passageiros a bordo, incluindo 35 mulheres e crianças e tripulação de 47 homens.

Na noite de 7 de outubro, em condições moderadas, o navio atingiu o banco de areia conhecido como “Rocas” próximo ao Cabo São Roque. Tentativas foram feitas para liberar o navio jogando parte da carga para fora, mas a maré enchente invadiu o navio deixando apenas uma pequena parte do recife a mostra.

Utilizando os escaleres, o Capitão Swanson, o imediato e sete marinheiros se dirigiram a Pernambuco para buscar ajuda. Eles foram resgatados pelo navio americano Hayara e deixados próximos a Pernambuco onde conseguiram ajuda no consulado britânico.

Em 17 de Outubro o vapor Oneida da companhia Royal Mail Packet avistou os náufragos, os recolheu e três semanas depois chegou a Southampton.

Imagens:

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.