Endoscópio eletrônico para inspeção de Cilindros

Endoscopio Eletrônico

Sabemos que para um perfeito funcionamento de nossos equipamentos de mergulho, estes devem passar por uma manutenção anual preventiva, para diminuir a possibilidade de problemas durante o mergulho.

Atualmente existem diversos equipamentos que auxiliam aos especialistas e técnicos em manutenção de equipamentos de mergulho. Isso inclui desde a limpeza dos materiais, como uma inspeção mais apurada através de equipamentos especializados.

Quando falamos em manutenção preventiva, um equipamento que merece atenção especial, são os cilindros de mergulho. Justamente por serem os responsáveis pelo recebimento de altas pressões dos gases, estes devem passar pelos chamados testes hidrostáticos e inspeções regulares, para a verificação de como estão as condições das paredes internas e externas do equipamento, bem como a possibilidade de rachaduras.

Um bom equipamento para auxiliar neste procedimento, são os endoscópios eletrônicos com monitor LCD.

Através deste equipamento, o técnico poderá verificar o estado em que se encontra o cilindro de mergulho, através de uma micro câmera fixada na extremidade de um cano maleável bem fino.

Com ele, é possível repassar as imagens obtidas para uma TV, por exemplo, ou até mesmo, gravar tudo o que for visto durante a inspeção.

Muitos técnicos utilizam lâmpadas para iluminar o interior dos cilindros de mergulho e fazem a verificação à base do “olhômetro” pela rosca do cilindro, não tendo assim, uma visão privilegiada como a exibida pelo endoscópio eletrônico.

Com um equipamento desses, detalhes aparecem de forma mais conveniente, facilitando a vida do técnico.

Mas onde encontrar um equipamento desses ?

No Brasil, é meio complicado de ser encontrado, e normalmente acaba tendo um custo bem elevado. No eBay é possível encontrá-lo ao custo médio de U$ 100 a 120, que podem ser taxados na chegada do equipamento nos Correios.

Uma alternativa, é fazer a compra e enviá-lo para algum amigo nos Estados Unidos, para trazê-lo posteriormente.

A utilização de equipamentos como esse, podem fazer a diferença na qualidade do serviço executado, dando uma garantia maior ao consumidor quanto as condições de seu equipamento.

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.