Entrevista: Fernando Martins

É verdade que a PADI lançou recentemente um curso de mergulho em apneia no mercado ?
Na verdade é bem mais que um curso. A PADI lançou um programa de treinamento de mergulho em apneia que engloba, um curso básico de mergulho livre (Free Diver) que também engloba um sub curso que pode levar à certificação em águas confinadas (Basic Free Diver), um curso avançado (Advanced Free Diver) e o último curso do programa (Master Free Diver).

Qual o principal objetivo desse programa ?
O principal objetivo de programa é suprir a necessidade crescente dos profissionais que atuam na área do mergulho em apneia, de um programa de treinamento abrangente e atraente, que possa atender desde o interessado em um treinamento breve na piscina (Basic Free Diver) até os mais ávidos mergulhadores em apneia de alto desempenho (Master Free Diver).

Haverá algum aspecto destinado as competições ?
Dentro do programa de treinamento a idéia não é criar atletas competitivos, mas ele dará

aos interessados, uma base a partir da qual eles poderão progredir e partir para as modalidades de competição.

Qual o tempo de duração desse curso ?
Como todo programa PADI, ele é baseado em performance, não em tempo. Assim, quando o aluno tiver completado todos os requisitos de desempenho ele poderá receber sua certificação.

Que assuntos serão abordados nesse curso ?
Esse é um programa muito abrangente, que cobre desde informações básicas em águas confinadas até o Master Free Diver. Os interessados poderão obter mais detalhes diretamente no site da PADI.

Foto: Alex Aquaxel
Foto: Alex Aquaxel

Provavelmente quando esse curso estará disponível no Brasil ?
Temos dois programas de treinamento de instrutores agendados para o primeiro semestre no Brasil, mas ainda não temos datas confirmadas.

Já existe alguma lista dos primeiros instrutores que irão ministrar esse curso no Brasil ?
Ainda não, o primeiro curso será feito ainda no primeiro semestre e deverá ser conduzido por Eric Albinsson, que é o especialista que ajudou a criar e construir o programa junto com vários consultores no mundo inteiro. Aqui no Brasil tivemos a participação de alguns consultores no desenvolvimento do programa, sendo um deles, a Carol Schrappe. Eles deverão atuar em conjunto com o Eric na condução desses cursos.

Futuramente qualquer instrutor de mergulho poderá ministrar esse curso por aqui ?
Sim, desde que cumpra com os pré requisitos para a certificação de instrutor.

Há algum canal de contato para aqueles que desejarem obter mais informações ?
O melhor lugar para obter mais informações sobre o curso é no site da PADI, através do endereço www.padi.com ou no site exclusivo para profissionais PADI. Nesses sites será possível encontrar todas as informações relacionadas ao programa de mergulho em apneia PADI. Por e-mail, através do endereço training@padi.com

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.