Entrevista: Valter Bonasio – Programa Aquashow

Série foi pioneira no Brasil, exibindo imagens subaquáticas em um programa televisivo semanal, criada pelo diretor e produtor de televisão Valter Bonasio, que a levou ao ar pela primeira vez em 1985 através da TV Record, e mais tarde, pelo Discovery Channel.

O premiado programa também se transformou na série documentária “Mergulho” distribuída através de vídeo locadoras no Brasil e no exterior, se tornando os títulos mais alugados no gênero documentário.

Quando o Aquashow foi criado e quais eram os objetivos ?

Mostrar uma parte do Brasil – submersa – que a maioria dos brasileiros ainda não conhecia.

Quais são os integrantes do Aquashow ?

O criador e diretor do programa Valter Bonasio, o produtor Dorival Bonasio, os mergulhadores Alcides Falange, Fernando Kuramoto e Tulio Shargel.

Quais foram as dificuldades iniciais para a produção do programa ?

Fazer com que as equipes de produção e a de mergulho entrassem em uma sincronia televisiva, e para isso, foi preciso que ambas entendessem quais eram as necessidades uma da outra. Só a partir dai o trabalho alcançou um melhor resultado para todos.

Durante quanto tempo o programa foi exibido e em que locais a equipe esteve gravando ?

No Brasil o programa ficou dois anos no ar (TV Record). Durante este período a equipe gravou em boa parte da costa brasileira e suas ilhas (Fernando de Noronha, Ilha da Trindade, Ilha Bela, Abrolhos, Anchieta…).

Oceano Pacifico (Ilha de Páscoa, Tahiti, Costa da Califórnia), Atlântico (Cuba, Portugal / Ilha da Madeira, Itália / Sardenha / Capri, ilhas do Caribe, Flórida) Lagos Andinos, Pantanal, Amazônia, Reserva Ecológica de Juréia, e alguns outros lugares e eventos, como por exemplo; a instalação do cabo submarino – de energia elétrica – que liga São Sebastião – Ilha Bela, gravação do treinamento dos submarinistas e matéria no submarino Ceará. Estivemos também na plataforma de petróleo, naufrágios e outras…

É comum os mergulhadores citarem o Aquashow nas listas de discussão. Quanto tempo durou o programa foi apresentado ?

Quando terminamos a gravação e a exibição da 2ª temporada da série na TV Record, o programa continuou a ser exibido por mais dois anos através de emissoras a cabo no Brasil, e até 2008 em outros países.

Depois de alguns anos sem estar ao ar, o que motivou a equipe do Aquashow voltar a gravar ?

Sentimos que o mundo vive um momento – de consciência – muito especial em relação ao tema “água”, e o Brasil tem um papel importante. Acreditamos que a nossa história e experiência, somado ao nosso arquivo de imagens captado há 25 anos – pode colaborar com as pessoas na vivência e na compreensão de aspectos de preservação e de uso do seu meio ambiente.

Comparando a época em que os primeiros programas foram exibidos com os dias atuais, vocês acreditam que será possível atingir um número maior de mergulhadores ?

Sem dúvida. Visto que atualmente não precisamos nos limitar ao uso da televisão aberta (convencional), e sim, podemos dar acesso através de outras mídias disponíveis – por exemplo a internet / celular. E mais, acreditamos que podemos fazer um trabalho ainda mais sintonizado com esses mergulhadores, já que de alguma maneira contribuímos para que o número de mergulhadores no Brasil aumentasse e chegasse ao nível técnico que se encontra atualmente.

Com relação as matérias anteriormente produzidas, vocês pretendem colocar à venda essas edições aos mergulhadores ?

Sim, iremos disponibilizar toda a série Aquashow, os novos e os antigos programas.

As novas gravações já foram iniciadas ?

Estamos na fase de pré-produção, as gravações estão previstas para inicio de 2010. Assim como na série anterior, a qualidade é para nós fundamental, e é por esse motivo que dedicamos para a fase de pré-produção um tempo maior.

Vocês têm uma ideia quando o programa volta a ser exibido na televisão ?
A partir do segundo semestre de 2010.

Desejando conhecer mais sobre a história do Aquashow, visite o nosso site www.aquashow.tv

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.