Fone com Supressor de Ruídos – Você ainda vai querer ter um

Fone Level da Samsung com Supressor de Ruídos

Muitas vezes para alcançarmos um determinado ponto de mergulho é preciso navegar durante um bom tempo, ficando com aquele ruído dos motores da embarcação na cabeça, chegando a incomodar os ouvidos.

Pra evitar um pouco esse incômodo, muitos mergulhadores acabam colocando seus fones de ouvido para ouvir uma música ou até mesmos assistir filmes para sentir menos o tempo passar e em alguns casos, até para não enjoar, mas ainda assim, acabam escutando o ruído dos motores e sendo obrigados a colocar o volume dos fones nas alturas para escutar o som do celular ou tablet.

Com o avanço da tecnologia, a última novidade são os chamados fones com Supressão de Ruídos, ou Active Noise Cancellation em inglês.

O objetivo principal é eliminar os ruídos do ambiente para que seus ouvidos possam se concentrar somente no áudio que você deseja escutar de forma mais clara. Com esses fones você não precisa deixar o volume tão alto, já que mesmo com ele mais baixo, o som externo não vai interferir. Além de não ser incomodado, ele ainda protege seus ouvidos dos altos decibéis.

Como funcionam

Existem dois tipos de controles de ruídos externos: o sistema ativo e o passivo.

No caso do supressor de ruído ativo, é usada uma combinação de materiais que isolam o som externo ao fone em conjunto de um moderno sistema de hardware, atuando diretamente no áudio. Esse sistema complexo permite que as ondas sonoras externas ao fone sejam anuladas antes de chegarem aos ouvidos. Logicamente, todo esse investimento em tecnologia gera um custo maior e os fones com sistema ativo são bem mais caros que os tradicionais modelos.

Já o sistema passivo é mais simples, utilizando espumas especiais, materiais de couro e fones com tecidos mais espessos para evitar a entrada de ruídos externos. São os modelos mais comuns disponíveis nas lojas.

O resultado é razoável, já que você consegue sentir a diferença entre esse tipo de fone e um acessório comum. No entanto, o desempenho em relação aos fones com supressor de ruídos é inigualável.

Atualmente encontramos diversos modelos de fones com supressão de ruídos no mercado, contudo é recomendável adquirir um modelo de marca renomada, pois normalmente a qualidade do áudio é bem superior em relação às marcas menos conhecidas.