Ilha de Imboassica em Angra dos Reis e o misterioso mastro

Ilha de Imboassica - Foto: Google Earth

Era um fim de semana comum, e lá estava eu mergulhando com a Divers Trip, uma escola e operadora de mergulho do meu amigo Reinaldo Moine, que se localizava próxima da cidade de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro.

Era meados de 1998, e estávamos na Ilha de Imboassica, quando fomos para a água mergulhar nos rochedos ao redor da ilha.

Um dia ensolarado, bonito, onde durante o mergulho, avistei um pequeno vidro jogado embaixo de uma pedra. Parecia ser de um perfume muito antigo.

Na ocasião, isso me pareceu estranho. Parei algum tempo analisando o achado e pensativo. Me veio à cabeça o objeto poderia tel alguma relação com algum naufrágio desconhecido que estivesse por perto… e pensei…quem sabe não exista algum antigo naufrágio nas proximidades ?

Será que haveria alguma coisa por perto, que com o passar dos tempos e com o agito do mar, esse antigo vidro acabaria sendo levado até as pedras ?

Isso ficou na minha cabeça e decidi tentar tirar essa dúvida.

Passei a carretilha em uma pedra e me dirigi para o areião, sentido contrário ao da ilha.

Batendo perna e prestando atenção no que poderia ser encontrado à frente, e alguns metros depois, já com a profundidade aumentando lentamente, me deparo com uma caixa de pesca, dessas usadas na pesca de lagosta.

Muito provavelmente, deveria ter caído de alguma embarcação de pesca que passora pelas redondezas.

Continuei seguindo o rumo e mais alguns metros, encontro um grande mastro de madeira deitado no fundo arenoso.

Num primeiro instante, fico intrigado, e procuro logo ver se haveria restos de alguma embarcação nas proximidades, mas olhando rapidamente, nada encontro.

Volto para ver o mastro e reparo que ele é feito com madeira bem antiga. Em uma determinada parte, vi claramente um dos encaixes de base, onde ele ficaria fixo na embarcação.

Algum tempo depois, já era hora de voltar do mergulho e prometi que iria retornar lá para rever o local e ter a certeza de não haveria mais nada por lá, mas infelizmente acabei não retornando e essa dúvida e mistério, permanecem em minha mente até hoje.

Será que há mais alguma coisa por lá ?

Será que há um naufrágio desconhecido nas proximidades ?

Seria apenas um antigo mastro deixado para trás por alguma embarcação antiga ?

A Baía de Angra dos Reis é cheia de mistérios e acontecimentos históricos. Ela guarda muitos segredos à espera dos mergulhadores curiosos.

A Ilha de Imboassica ficou na minha memória e o mistério permanece.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Idealizador do site Brasil Mergulho (MTB 0081769/SP) criado em 1998, atuou como consultor para a ONU, UNESCO, e diversos órgãos públicos do Brasil.