Ilha Redonda, Filhote e Laje da Redonda

Imagem: Google

Com 228m de altura, a Ilha Redonda é a ilha mais alta da região, sendo também, a que possui as maiores profundidades em relação às demais ilhas do arquipélago. A profundidade varia entre 12 e 55m na sua face voltada para o alto mar.

No fundo, são vistos diversos tipos de peixes de passagem, grandes rochedos, muitas tocas, não sendo difícil pegar boa visibilidade, devido à sua distância da Baía de Guanabara e pela distância das praias. Em dias de águas claras, pode-se ter visibilidade entre 15 e 25m.

Ao seu lado, existe uma pequena ilhota chamada Filhote da Redonda, com uma particularidade, o “Buff” da Redonda.

Com o passar dos anos, o próprio mar escavou um “bolsão de ar” para o interior da ilhota, onde é possível entrar por uma passagem que o leva até o interior da ilhota, sendo possível ficar em pé e totalmente fora d’água quando a maré está baixa e sem ondulação.

É possível respirar sem o regulador no seu interior, uma vez que o local possui renovação de ar, face a movimentação das ondas que empurram o ar externo para o interior do bolsão. Ao mesmo tempo, esta ondulação faz com que o ar seja expulso do interior da “caverna”, fazendo com que haja um esguicho do lado de fora da ilhota, dando o nome “Buff”.

É um ponto excelente e que todos os mergulhadores devem ir pelo menos uma vez para conhecê-lo.

A Laje da Redonda,é uma grande laje ao lado direito da Ilha Redonda e seu Filhote, possuindo muitas tocas e entradas pelos rochedos.

São vistos muitos peixes de passagem e vários peixes ornamentais. A visibilidade pode variar bastante, indo dos 5 aos 20m e profundidade chegando aos 40m, quando se distancia da laje. Eventualmente o mergulhador poderá sofrer com correntes, por isso, a equipe que estiver no barco, deve estar atenta ao posicionamento dos mergulhadores na água.

Devido à distância e falta de abrigo, o mergulho deve ser realizado em dias de mar calmo e dia claro. É recomendável que o mergulhador seja certificado como avançado.

É considerado um dos melhores pontos de mergulho do Rio, porém, está mais distante das demais ilhas do Arquipélago das Cagarras.

Imagem: Google
Imagem: Google
Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.