Mergulhadores se mobilizam para ajudar a Ilha Grande

Os participantes da Dive-Net, o maior fórum de discussão sobre mergulho do Brasil, deram um show de civilidade, cidadania e espírito de coletividade no inicio deste ano de 2010, que será lembrado por todos com muito carinho e orgulho.

Sensibilizados com a situação criada após os desmoronamentos ocasionados pelas intensas chuvas ocorridas na região de Angra dos Reis e Ilha Grande, afetando diretamente as pousadas e operadoras de mergulho, as quais sempre atenderam tão bem aos mergulhadores, os assinantes da lista começaram a se mobilizar disponibilizando inclusive, suas próprias residências e veículos para servirem como pontos de coleta e transporte dos donativos.

Pontos de arrecadação foram disponibilizados em vários pontos de São Paulo e Rio de Janeiro, e os coordenadores se comunicavam freneticamente para viabilizar a entrega no menor prazo possível.

A internet mostrou sua força e logo começaram a aparecer outras pessoas interessadas em ajudar, que repassaram as informações a outras listas de discussão e também aos seus círculos de amigos.

Também foram recebidas doações em dinheiro, com a condição de que fossem integralmente convertidas em mantimentos, especialmente aqueles indicados como essenciais pela defesa civil e lideranças locais, sendo a água potável o item mais crítico.

Através dos contatos via rede, além da doação dos mantimentos ainda foi possível auxiliar na melhora da rede de atendimento via rádio na região atingida, que se encontrava bem congestionada, a disponibilização de caminhões para o transporte das doações, preço de custo para a compra de água engarrafada, e tudo isso num movimento coletivo que se mostrou bem mais organizado e sincronizado mais do que o previsto.

De São Paulo, partiu um caminhão carregado com 7,344 litros de água potável, grande quantidade de alimentos, velas, fósforos, lanternas, roupas e colchões, totalizando exatos 8.563kg de doações. Do Rio de Janeiro, destaque para as 15.000 pastilhas de purificadores de água, além de mantimentos, roupas e outros utensílios.

Tudo o que foi (e continua sendo !) arrecadado está sendo entregues às operadoras que disponibilizaram suas embarcações para fazer a entrega dos mantimentos nos locais mais atingidos, garantindo que a distribuição seja feita da melhor maneira, de acordo com as necessidades. Outra remessa está prevista para sair de São Paulo nesta sexta-feira, em carros particulares de pessoas que se disponibilizaram a ajudar e fazer a entrega pessoalmente..

Fica aqui o nosso agradecimento aos participantes da Dive-Net, e a todos que atenderam aos nossos chamados e ajudaram, seja com mantimentos, repassando as mensagens, dando força e ajudando nessa corrente de solidariedade.

Veja abaixo, um relato do mergulhador “Big Paul”, sobre a entrega dos donativos em Angra dos Reis:

“Eram 7hs e o caminhão estava na fonte Sonja, onde cinco pessoas carregaram os 7.344 litros de água potável, além da quantidade grande de alimentos, velas, fósforos, lanternas, e mais de 550 peças de roupas e 5 colchões

A coordenação via Nextel, proporcionou um rápido e eficiente transporte, para que tanto o caminhão como o barco Luciana IV, se encontrassem no momento certo e tudo fosse passado a bordo de forma rápida e segura.

O apoio de todos lá em Angra, Thiago, Marcio, Bola, Verônica, Mica, Boneschi, enfim, tantos que nem o nome eu sei, mas, que ajudaram a coroar essa operação de ajuda para que fosse um sucesso.

Estou aqui ainda pensando, quem será que foi ajudado neste evento? Tenho a certeza de que recebi muito mais de cada um de vocês, seus exemplos e atitudes do que o pouco que fiz.

Bem, fica aqui o meu agradecimento a todos da Dive-Net, aos que ouviram nossos apelos, e os meus desejos e votos de um 2010 com muita saúde, paz, sucesso e mais do que nunca…. Águas claras e bons mergulhos…sempre.”

Pousada-IlhaGrande

SolidarieDive – Angra dos Reis

No dia 6 de março próximo, será realizado um evento cujo objetivo, é reunir os mergulhadores e divulgar o mergulho na região de Angra dos Reis e Ilha Grande.

Todos os mergulhadores que estiverem hospedados nas pousadas ou mergulhando nas embarcações que estiverem nas imediações de Angra, estão convidados para o grande encontro no dia 6 na parte da tarde, com muita música e alegria, e a comunidade local estará trabalhando para que todos possam comprar bebida (água, refrigerante, cerveja) e alimentos.

A entrada para o evento será uma camiseta promocional, que poderá ser adquirida antecipadamente ou até mesmo no dia do evento, e toda a renda obtida será destinada na ajuda as pessoas atingidas na região.

Procure a sua escola ou operadora para mais informações, ou aguarde mais detalhes na Dive-Net, nas próximas semanas.

Paulo Amorim
Paulo Amorim mergulha desde 1999, é Cave Diver pela NACD, Normoxic Trimix Diver pela IANTD, Tec Deep Diver e Master Scuba Diver pela PADI. Já mergulhou em diversos lugares do Brasil e do mundo, tais como Recife, Guarapari, Fernando de Noronha, Tahiti e Cozumel, além das cavernas de Akumal, Flórida, Curaçao, Bonaire, Bahamas e Bonito. Atualmente é instrutor pela PADI e moderador da lista de discussão Dive-Net.