Navegantes mais seguros com os novos helicópteros SAR da Marinha do Brasil

Foto: Marinha do Brasil

No dia 14 de junho, nas instalações da Helibras, em Itajubá-MG, a Marinha do Brasil recebeu sua primeira aeronave C-SAR (Combat-Search and Rescue – Busca e Resgate em Combate), da família Super Cougar, com o numeral N-7201. Dentro do programa H-XBR, que prevê a entrega de 16 unidades do helicóptero modelo H-225M para a Marinha do Brasil, a N-7201 é a primeira das três aeronaves na versão C-SAR a ser entregue.

O helicóptero em si é desenvolvido para guerra, para ser usado operações mais críticas, e tem por objetivo o regaste de tripulações abatidas ou que tenham se acidentado em território hostil, e fora dessas condições, é o equipamento mais usado para o resgate de náufragos e pessoas perdidas no mar.

Equipamentos

A unidade é fabricada com equipamentos de última geração contando com os seguintes:

PLS – Sistema de localização empregado em missões C-SAR que indica a marcação e distância de um sobrevivente, por meio de um código ou de uma frequência conhecida (MMSI / WAIS).

FLIR – é Capaz de produzir em alta qualidade e com cobertura de 360º, vídeos óticos com o alvo a grande distância, de dia ou noite, e sob qualquer tempo. Como principais características estão o laser ranger finder, para fornecer com precisão a distância até o alvo, e o geo point package, com inertial measurement unit, para reduzir a carga de trabalho e mostrar a latitude e longitude.

Além da cabine preparada para operação com a utilização de óculos de visão noturna com glass cockpit (monitores digitais com múltiplas funções), a versão C-SAR ainda conta com equipamento FLIR (Forward Looking Infra-Red), PLS (Personnel Locator System) e o farol de busca spectrolab, que amplia a capacidade de busca e resgate

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.