Nitek Plus – A evolução da computação do mergulho em miniatura

 

Não estou muito certo de quando, mas acredito que foi em meados de 1990 / 1991, quando adquiri meu primeiro computador de mergulho na cor cinza e do tamanho de uma caixa de baralho. Tinha funcionamento simples e calculava mergulhos somente a Ar.

Hoje, com a utilização do Nitrox, temos à disposição diversos modelos de computadores, desde simples aos com a troca de gases, que permite ao mergulhador técnico efetuar a troca de gás durante o mergulho.

Um modelo em especial, o Nitek Plus, lançado recentemente pela Dive Rite, nos chamou a atenção e resolvemos conhecê-lo de perto.

Ao receber um exemplar para avaliação, ficamos impressionados primeiro pelo tamanho, pois ele é também um relógio, dando a possibilidade de utilizá-lo no dia a dia.

Além das funções normais de um bom relógio digital, ele pode ser programado para a utilização de duas (2) misturas diferentes, onde a primeira pode ser Ar ou Nitrox até 50% e a segunda podendo chegar até o oxigênio puro. Você poderá cair na água utilizando nitrox e depois trocar para o gás de deco (descompressão), cobrindo a maioria dos mergulhos normalmente realizados.

Para os mais exigentes, ele pode ser colocado no modo Gauge, que nada mais é do que um medidor de profundidade / tempo, muito interessante para mergulhos com tabela, onde é obrigatório ter um marcador de tempo e profundidade, trazendo mais segurança ao mergulhador.

Nitek-Plus1O mergulho

Ao descer estranhei a falta do meu computador preso ao braço, devido ao costume de uso e quanto ao tamanho mínimo do Nitek Plus. No dia em questão, fomos aos 40m com um EAN 28 e um stage com oxigênio (O2) para descompressão, o que caiu bem para o mergulho escolhido como teste. Durante todo o mergulho, tinha fácil acesso aos botões e excelente leitura embaixo d’água, sendo um dos fatores primordiais. Havendo pouca luz no local, um backlight (luz de fundo) pode ser acionado por alguns instantes, sem a necessidade de uma lanterna por exemplo.

Após um mergulho belíssimo no naufrágio fomos em direção à superfície para realizar a primeira parada. Facilmente troquei para mistura pré programada e pronto, já estavam todos os cálculos descompressivos à mostra em um pequeno “relógio de pulso”.

Terminamos o mergulho satisfeitos com a proposta deste modelo, que além de pequeno e funcional, é bonito e de excelente qualidade, sendo uma ótima opção de compra tanto para os mergulhadores recreacionais, quanto os mergulhadores técnicos.

Características

  • Dois diferentes fuso-horários, mostrador no formato 12 ou 24 horas e alarme;
  • Pode ser usado no sistema métrico (metros) ou imperial (pés);
  • Pode ser programado para efetuar leitura e registro do mergulho em intervalos de 15 ou 30 segundos. Os dados do mergulho podem ser transferidos para seu PC através da interface / software;
  • Dispõe da função de planejamento e/ou simulação de mergulho;
  • Permite o ajuste do algoritmo de descompressão entre normal ou conservativo;
  • Auto ajuste para mergulho em altitude de ate 6000 metros, e leituras de profundidade ate 100 metros como computador ou 200 metros como gauge;
  • Gráfico de acúmulo de Nitrogênio e Oxigênio;
  • Temperatura da água;
  • Tempo decorrido do mergulho;
  •  Tempo restante dentro dos limites não descompressivos;
  • Permite escolher o ambiente de água salgada ou água doce;
  • Log dos últimos mergulhos.
Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.