Pee-Valve

Pee-Valve Automática

Também conhecida como válvula de descarga, a Pee-Valve é de uso obrigatório para os mergulhadores que utilizam roupa seca.

É a maneira do mergulhador urinar de forma eficiente, fácil e higiênica embaixo d’água.

Além disso, como a roupa seca ajuda ao mergulhador a manter a temperatura corporal pelo fato deste não ter contato direto com a água, a desidratação é infinitamente muito menor, contribuindo para uma descompressão mais eficiente.

No caso da Pee-valve, através de uma pequena e fina mangueira de borracha ligada a uma “camisinha” de incontinência urinária, o mergulhador expele toda urina através de uma válvula de retenção, que permite a saída da urina e não deixa a água entrar através desta e Pee-Valve2chegar até a mangueira.

A camisinha em si, possui um pequeno prolongamento o encaixe na mangueira, que levará a urina até a válvula.

Esta válvula possui uma câmara de contra peso com a função de equilibrar a pressão interna do conduto que leva a urina para fora da roupa, com a pressão externa da água, permitindo o mergulhador expelir a urina sem esforços.

Atualmente há dois tipos de Pee-valves: não balanceadas e balanceadas

No momento em que se deseja urinar com as válvulas não balanceadas, o mergulhador desrrosqueia um parafuso da válvula (que normalmente fica localizada a dois palmos do joelho), para permitir que urina saia em direção a água através desta.

Pee-Valve Manual
Pee-Valve Manual

Após urinar, basta fechar a válvula apenas rosqueando o parafuso em sentido contrário o parafuso

No caso das válvulas balanceadas, o mergulhador urina sem a necessidade de se abrir ou fechar nada, e automaticamente a urina sai para a água através da válvula.

As duas grandes vantagens da válvula não balanceada, é seu custo normalmente ser inferior três vezes e a impossibilidade de defeitos que uma válvula balanceada pode dar.

No caso das mulheres, infelizmente não existe mecanismo que possibilite a saída da urina pela roupa, sendo a única opção o uso de fraldas geriátricas, que além de funcionar bem, retém a urina adequadamente.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.