Pesquisadores dizem ter encontrado âncora de Cristóvão Colombo

Âncora encontrada - Foto: Cooper's Treasure"/Discovery Communications

Pesquisadores usaram um sistema para fazer uma descoberta notável no Caribe… encontraram uma antiga âncora de um dos navios de Cristóvão Colombo.

A análise da âncora que foi encontrada fora das ilhas Turks e Caicos, revela que data entre de 1492 e 1550. O tamanho total da âncora e seu peso estimado de entre 1.200 e 1.500 libras indica que era uma âncora do tipo “bower”, usada em navios com 300 toneladas, o tamanho típico de um navio da era Colombo.

A descoberta será revelada no próximo episódio do programa “Cooper’s Treasure no Discovery Channel”, que vai ao ar na próxima terça-feira às 22h, nos Estados Unidos. “Essa âncora é de Cristóvão Colombo”, diz Darrell Miklos, especialista em pesquisas de naufrágios históricos e que liderou a expedição no Caribe.

Entre 1499 e 1500, Vicente Pinzón descobriu o Brasil e o Rio Amazonas. Na primavera de 1500, o capitão se encontrou com Colombo no Haiti para discutir a descoberta brasileira antes de levar seus quatro navios de volta para a Espanha. No entanto, em julho daquele ano, a frota de Vicente Pinzon foi apanhada em um furacão quando ancorada perto de Turks & Caicos, e dois de seus navios ficaram destruídos. Em 1502, Vicente Pinzón retornou a região numa tentativa de salvar a carga dos dois navios.

Além da âncora, a equipe de Miklos encontrou outros artefatos no local do naufrágio, incluindo três ganchos de luta que datam da era de Colombo.

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.