Pregador de Cavernas Sinalizado

Pregador com a fita sinalizadora

Muitos mergulhadores utilizam a técnica de mergulho em cavernas para a realização de pesquisas científicas em si.

No mergulho de caverna é comum o uso de pregadores de roupa, como forma de sinalização ao próprio mergulhador que o posiciona no cabo de guia. Esta sinalização é pessoal e não há uma regra em sim. De fato, ele é um item importante na orientação do mergulhador.

Pregador com a fita sinalizadora
Pregador com a fita sinalizadora

Assim como o velho ditado “vivendo e aprendendo”, estive conversando com um experiente pesquisador de cavernas na França, é possível perceber as diferenças nas técnicas normalmente usadas nos mergulhos em cavernas, e um pequeno detalhe me chamou bastante a atenção… o uso dos pregadores com sinalização refletiva.

Normalmente os pregadores não possuem uma característica diferenciada, sendo apenas indentificados por sua coloração, e em alguns casos, pelo nome do mergulhador escrito no pregador, o que muitas vezes acaba trazendo certa dificuldade na leitura do nome embaixo d’água, devido às pequenas dimensões que um pregador possui.

Alguns mergulhadores europeus passaram a adicionar uma pequena fita refletiva que facilita a visualização dos pregadores mesmo embaixo d’água.

Esta fita em si, é amplamente utilizada nas caçambas dos caminhões para “chamar a atenção” dos motoristas ao seu redor, pois com a incidência da luz sob a fita, produz um efeito de luz prateada, como os chamados “olhos de gato”.

Mas porque usar isso nos mergulhos em cavernas ?

Porque ao bater com um faixo luminoso proveniente da lanterna sobre o pregador preso ao cabo guia, mesmo de longe, é possível avistá-lo mais facilmente, tornando o mergulho mais seguro e diminuindo o tempo de visualização do pregador pelo mergulhador.

Essas fitas são fabricadas pela 3M e podem ser facilmente encontradas em lojas de autopeças ou nas chamadas “Casa da Borracha”, muito comuns nos grandes centros.

Para colocá-lo no pregador, basta apenas cortar um pedaço desta fita de forma que caiba nas laterais do pregador, e colar no mesmo.

Pregador com a fita sinalizadora
Pregador com a fita sinalizadora

É um procedimento simples, e quem mergulha em cavernas sentirá a diferença na hora de avistá-lo embaixo d’água.

Se você tem alguma outra dica, entre em contato conosco, pois um detalhe como o mencionado acima, pode fazer uma boa diferença em nossos mergulhos.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.