Pulmões: Cientistas descobrem outra função do órgão

Células de um Pulmão - Foto: Wikimedia

Cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, Estados Unidos, descobriram que os pulmões podem desempenhar um papel além da respiração. Após a realização de testes em ratos, foi notado que os órgãos dos ratos produziram mais da metade das plaquetas, que faz parte do sangue e necessário para a coagulação.

Segundo Mark Looney, autor do estudo, o resultado pode indicar que os pulmões humanos podem produzir sangue, e não só destinados para a troca gasosa, como se pensa. “Eles podem ser fundamentais na formação do sangue”, disse o cientista no comunicado.

Publicada na Revista Nature, a pesquisa foi possível através de uma técnica de microscopia em vídeo desenvolvida por Looney e Matthew Krummel, coautor das pesquisas.

O método permite que as plaquetas brilhem para que os cientistas visualizem células em vasos sanguíneos dentro dos pulmões de um rato vivo.

Nos três experimentos, observaram grande quantidade de células produtoras de plaquetas na vasculatura pulmonar dos ratos.

Os megacariócitos já foram vistos nos pulmões em outros estudos e a medula óssea sempre foi apontada como sendo o local de produção de plaquetas, e o novo estudo revelou que essas células pulmonares chegam a produzir mais de 10 milhões de plaquetas por hora nos pulmões dos ratos, e a participação dos pulmões na biogênese plaquetária é de extrema importância, pois representa aproximadamente 50% da produção total de plaquetas dos ratos, segundo os pesquisadores.

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.