São Paulo Boat Show 2006

Foto: Clécio Mayrink

BoatShow2006-1Para aqueles que não conhecem ou infelizmente estão longe da cidade de São Paulo, acabam perdendo o que o grandioso São Paulo Boat Show oferece.

São dezenas de embarcações e equipamentos náuticos à disposição dos visitantes desta grande feira náutica do mercado brasileiro.

Encontramos diversos lançamentos do mundo náutico, e também, uma grande raridade… uma linda lancha Chris Craft dos anos 30 em exposição.

Nem só de náutica foi a exposição…

Como sempre, o São Paulo Boat Show contou com a presença do mercado de mergulho, que além de equipamentos, levou cursos, informação e diversas palestras apresentadas por BoatShow2006-2renomados profissionais do mercado nacional.

Ricardo Bahia falou sobre apneia. Marcelo Szpilman e Gabriel Ganme exibiram o filme Mergulhando com os Tubarões, Paulo de Tharso e Alcides Falanghe falaram sobre mergulho em Bonaire, Lawrence Wahba exibiu o filme Rebelião de Tubarões e Sérgio Viégas da DAN, palestrou sobre o quanto pode custar um acidente de mergulho.

Durante o evento, encontramos um grande stand da Fun Dive, trazendo diversos equipamentos e novidades da sua nova linha, em especial as novas câmeras digitais com

BoatShow2006-3

caixa estanque, mostrando que esse mercado só tende à crescer.

O Divers Alert Network estava presente com sua equipe, levando informação sobre a instituição e suas vantagens.

As operadoras Atlantis e Noronha Divers, também estiveram BoatShow2006-4presentes, oferecendo os serviços disponíveis em Fernando de Noronha.

No stand da Revista Mergulho, foram expostas diversas arcadas dentárias de tubarões, para que os visitantes conhecessem de perto os diferentes tipos e formatos de tubarões. Além disso, logo ao lado, se encontrava um tanque de mergulho, para que os visitantes da feira tivessem a oportunidade de experimentar o mergulho, mesmo que por alguns poucos instantes.

“Não imaginava que era tão simples e tão fácil mergulhar…” disse Patrícia Gomes ao experimentar o mergulho pela primeira vez.

BoatShow2006-5Bem próximo também, estava o stand da maior Fórum de Discussões sobre mergulho, a Dive-Net, que em parceria com a Revista Mergulho, tiravam as dúvidas dos mergulhadores em instantes.

A cada ano percebe-se que o mercado vem aquecendo, tanto no mercado do mergulho como o de náutica.

O Brasil demonstra também um amadurecimento no quesito esportes, reforçando a visão do mercado em investir cada vez mais em pesquisa, tecnologia e desenvolvimento na área.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.