Sinalizadores – Um dia você ainda pode precisar de um

Ainda que ignorado por muitos mergulhadores, os sinalizadores são itens importantes e dão mais segurança ao mergulhador. Tem o objetivo de chamar a atenção ou ser utilizado em caso de emergência.

Alguns meses atrás, lembro que três mergulhadores em Fernando de Noronha ficaram à deriva por 16h na face externa do arquipélago, aguardando o resgate, e só foram encontrados no dia seguinte após  terem passando a noite boiando. Na época, o avião sobrevoava toda a região e passava por cima dos mergulhadores, e estes, não eram vistos pela equipe de resgate devido à coloração de suas roupas serem escuras e a tonalidade azul do mar, dificultando a visualização pela equipe de resgate.

Talvez se um dos mergulhadores estivesse portando um strobo, facilitaria a visualização durante à noite.

Em alguns poucos locais no exterior, o uso de sinalizadores é obrigatório, prevendo uma possível deriva dos mergulhadores, principalmente em pontos desabrigados e/ou com fortes correntes de mar aberto. Os sinalizadores podem ser visuais ou sonoros, e cada um, com características próprias para cada situação à ser utilizada.

Veja algumas características de cada modelo:

Deco Marker

Parecido com a “Salsicha Sub”, ele facilita a descompressão do mergulhador e ao mesmo tempo sinaliza que há um mergulhador na água, para que as embarcações não passem próximo. Normalmente são utilizados quando há a necessidade de uma descompressão à deriva, pois ele facilita a estabilidade aos 3m.

Salsicha Sub

Com o formato tubular, foi apelidado de “Salsicha Sub”, é facilmente inflado pelo mergulhador através de um pino do tipo utilizado em câmara de pneu, e normalmente na cor alaranjada.

Dive Alert

É um pequeno aparelho de tamanho inferior à um maço de cigarros, que ao ser conectado no power da mangueira do colete equilibrador (BC), utiliza o ar proveniente desta, para emitir um apito extremamente alto.

Strobo ou Luz Pirotécnica

Este pequeno sinalizador, emite fortes pulsos de luz branca, como as luzes dos aviões, e são utilizados no mergulho noturno para chamar a atenção da embarcação de mergulho.

Alguns mergulhadores também o prendem no cabo da âncora, para facilitar o retorno até o cabo na sua volta, pois embaixo d’água à noite, é possível perceber a origem dos pulsos de luz facilmente.

Apito

Utilizados para chamar a atenção de um Dive Master, principalmente quando há um vento em sentido contrário a embarcação.

Espelho ou mini CD

Como última opção, você pode utilizar um pequeno espelho ou um Mini-Cd, desses vendidos em camelô, pois eles refletem facilmente a luz do sol.

Os sinalizadores são pouco utilizados, mas apesar do custo, eles dão mais segurança ao mergulho, mesmo sendo um equipamento de poucas dimensões e fácil de ser carregado.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.