Eugene V. R. Thayer

Nome usando antes da identificação: Acaraú

Data: 13/04/1942

GPS: 02º 29,530′ S / 39º 51,810′ W

Localização: 250 Km de Fortaleza ou a 30 milhas do porto de Acaraú, levando-se em média 5h de barco até o local do naufrágio.

Profundidade (m): 19

Visibilidade (m): 15 – 30

Motivo: Afundado durante a 2ª Guerra Mundial

Estado: Semi-desmantelado

Carga: Óleo combustível

Tipo: Petroleiro à vapor de aço

Nacionalidade: Estados Unidos

Dimensões (m): 135.6 x 18 x 10

Deslocamento (t): 7.138

Armador: Sinclair Refining Co. – New York

Estaleiro: Bethlehem Shipbuilding Corp. Ltd.

Propulsão: 2.600 HP / Expansão tripla

Fabricação: 1920 nos Estados Unidos

Notas:

Encontra-se em bom estado de conservação.O embarque feito na cidade de Acaraú ou proximidades, sendo considerado um dos melhores naufrágio do Ceará, com muita vida marinha, cardumes de barracudas, xaréus, pampos, bijupiras, galos-do-alto, meros e tartarugas. É necessário pernoitar no mar.

GPS fornecido por Luciano Moreira

Resumo Histórico (Por: Jan Lettens 15/03/2012)

O dia 9 de Abril de 1942, o petroleiro Americano SS Eugene V. R. Thayer encontrava-se na rota para Caripito na Venezuela desde Buenos Aires. É perseguido e alvejadopelo submarino italiano Pietro Calvi.

11 membros da tripulação são mortos no incidente, que termina quando o SS Eugene V. R. Thayer é abandonado – 02° 20′ S / 39° 30′ W.

O dia 10 de abril, um hidroavião recupera 13 sobreviventes.

No dia 11 de abril, um segundo grupo alcança a costa brasileira.

Somente no dia 13 de abril, já abandonado, o SS Eugene V. R. Thayer afunda nas águas costeiras brasileiras.

Fonte: Wrecksite

Reconstruindo as últimas horas (Por: Gil Guerrero)

A partir da partir da versão histórica apresentada pelo Jan Lattens, que começa o trabalho de reconstruir o quebra-cabeça sobre as últimas horas do SS Eugene V. R Thayer, e que manteve o naufrágio “perdido” em águas brasileiras desde abril de 1942.

Iniciando com a análise geográfica desta história, são ditas as coordenadas 02° 20′ S / 39° 30′ W como o último ponto onde o SS Eugene V. R Thayer fora abandonado pela tripulação. Por outra parte, as coordenadas atuais onde o naufrágio descansa são 02º 29′ S, 39º 51′ W.

O mapeamento destas coordenadas revela que o local atual de descanso do SS Eugene V. R. Thayer encontra-se afastado 22,8 milhas náuticas (42,3 km), na direção 246.9º à partir do ponto final de abandono.

Continuando com uma análise dos acontecimentos, têm sido mencionado que o navio não afundou no mesmo dia do ataque, derivando por mais alguns dias. Foram quatro dias desde ataque até o afundamento final do navio. Considerando as condições meteorológicas da região, sabe-se que a direção predominante tanto do vento como correnteza, é do leste.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.