Tunamar

Data: 11/10/1994

GPS: 22º 59,566′ S / 41º 57,440′ W

Localização: 8 milhas da costa de Arraial do Cabo

Profundidade (m): 58 – 65

Visibilidade (m): 2 – 6

Motivo: Mau tempo

Estado: Inteiro

Carga: Vazio

Tipo: Pesqueiro de Alto-mar / Aço

Nacionalidade: Brasil

Dimensões (m): 41 / 7 / 3.3

Deslocamento (t): 540

Armador: Big Mar Rebocadores S.A.

Estaleiro: Fabricado no Japão

Propulsão: 1 motor principal a diesel de 1.500 HP e 02 auxiliares de 300 HP.

Fabricação: 1973

Notas:

Antes de se chamar Tunamar, Solana Star saiu da Austrália com destino aos Estados Unidos, sofreu avarias em seu motor e se viu obrigado a entrar em águas brasileiras para reparos.

Em 13 de setembro de 1987, sua tripulação percebendo que o navio seria abordado por fragatas da Marinha Brasileira, jogaram ao mar, sua “preciosa” carga de 20.000 latas da maconha (22 toneladas) na tentativa de escapar do flagrante. Das latas lançadas ao mar na costa do Rio de Janeiro e São Paulo, somente 2.439 (3,5 toneladas) foram recuperadas pela Polícia, e o restante se espalhou por todo o litoral desses dois estados, com a ajuda dos fortes ventos e correntezas da região.

O Solana Star foi então o protagonizador do “Verão da Lata”, e não é raro encontrar nos dias de hoje histórias de pessoas que compraram carro, construíram casas e que ainda guardam uma delas (vazia) como troféu de recordação.

O Solana Star foi então apreendido e posteriormente leiloado. Inicialmente para ser transformado em um iate de luxo e abrigar um cassino flutuante, mas o projeto não foi levado adiante pois a lei que liberaria o jogo no Brasil não foi aprovada. O navio então foi transformado em um pesqueiro atuneiro e recebeu o nome de Tunamar.

Equipamentos

Rádio transmissor-receptor, barômetro, climômetro, bússola de navegação, barco de apoio motorizado, hélice reserva, sonda, aparelho de navegação via satélite, radar, receptor de radar, 02 holofotes, binóculo de visão noturna / longo alcance, duas câmaras frigoríficas, etc.

Imagens:

 

 

Videos

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.