Arqueólogos encontraram 200 ânforas romanas na caverna Fuente de Ses Aiguades, localizada na costa de Maiorca, na Espanha. Os vasos de cerâmica datam do período neolítico.

usadas para armazenar vinho e outros líquidos, as antigas ânforas podem ter sido deixadas na caverna por marinheiros, e podem ter sido usadas como uma oferenda durante algum ritual.

De acordo com os cientistas, a caverna era considerada sagrada porque metade da sua água era doce e a outra metade salgada, e muitos acreditavam que essas condições pdoeriam deter algum poder ou elemento espiritual de cura.

Segundo os arqueólogos, os vasos podem ter relação com as rotas comerciais entre a Espanha e a Itália, já que os navios ancoravam nas proximidades para armazenar água doce antes de zarpar novamente.

Descoberta em 1998, a caverna possui 14m de profundidade e 180m de comprimento, com estalactites e câmaras de ar. O último mergulho arqueológico promovido no local, foi realizado no ano de 2000, onde foram encontradas outras 189 ânforas.

Usando uma moderna tecnologia, os mergulhadores conseguiram compreender melhor o layout da caverna, e segundo Manel Fumás, o líder da exploração, os arqueólogos devem analisar as ossadas de diversos animais extintos que também foram encontrados no interior da caverna.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.