Abrolhos – Informações Gerais

Abrolhos possui uma extensa fauna ambiental, que é protegida desde a criação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos em 6 de abril de 1983, pelo Decreto Federal nº 88.218 e considerado pela ONU como um dos 12 parques mais importantes do mundo. O farol de fabricação francesa foi instalado em 1861 na Ilha de Santa Bárbara, por ordem de D. Pedro II, e tem alcance de 50Km em noites de céu claro.

São encontrados uma grande variedade de peixes, chapeirões, seres marinhos, naufrágios como o Rosalinda, Guadiana e Santa Catharina, além dos corais cérebros Mussimilia brasiliensis, totalizando 19 tipos de corais e 95 tipos de peixes, e um clima sempre quente (de 20 aos 28 ºC).

Os parcéis, a noroeste de Santa bárbara, são formações coralíneas que chegam a alcançar a superfície. Entre as ilhas Sueste e Redonda, é possível esbarrar com barracudas e grandes peixes de passagem. Os mergulhos são bastante confortáveis e grandes atrações, como as baleias Jubarte, que chegam para o acasalamento e amamentação de seus filhotes nos meses de julho a novembro, provenientes da Antártida, a procura de águas mais quentes.

Em alguns pontos, deve-se tomar cuidado com a suspensão do fundo, pois estes é composto de uma areia muito fina e é comum que mergulhadores iniciantes levantarem suspensão em excesso. Os mergulhos são realizados a uma profundidade variando entre 3 e 40m, com visibilidade entre os 10 e 30m.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

IBAMA ignora técnicos e libera petróleo próximo de Abrolhos

Presidente do órgão federal contrariou recomendações da equipe do próprio órgão e coloca em risco boa parte da costa brasileira.

Pesquisa da UERJ comprova que resíduos da Samarco afetaram Abrolhos

Amostra de coral de Abrolhos foi analisada e mostrou a presença de metais pesados em decorrrência da catástrofe de Marinana-MG.

Parque Marinho dos Abrolhos inaugura trilha subaquática

Com 140 metros de extensão, trilha subaquática do Chapeirão Mau-Mau proporcionará experiência única aos visitantes

Conhecendo o Arquipélago de Abrolhos na Bahia

Realizando o sonho de conhecer o arquipélago onde Américo Vespúcio passou quando passou por terras brasileiras.