Há poucos registros sobre os primórdios do mergulho no Brasil, mas sabe-se que inicialmente o mergulho chegou ao país através da caça-submarina e posteriormente pela escafandria.

Até onde sei, no que diz respeito ao mergulho autônomo, duas pessoas se destacam, o Takayuki Morita (Japão) e o Álvaro Villar Moreira (Portugal).

Sobre o Morita, o pioneiro Fernando Kuramoto já contou aqui no Brasil Mergulho, a história da chegada dele ao Brasil e pode ser assistida clicando aqui.

Álvaro Villar Moreira

Nascido em Santo Amaro de Oeiras no ano de 1933 em Portugal, era formado em Educação Física pelo ISEF de Lisboa em 1958, sendo um um dos precursores do ensino do mergulho amador no Brasil, utilizando metodologia que desenvolvera na Europa na década de 1970.

Chegou ao Brasil em 23 de junho de 1975, indo morar na cidade São Paulo.

Ao lado de Julio LLorentte Neto, João Daher Filho e o Dr. Raul Cutait criou o Instituto de Exploração Subaquática Dallo Sub – IESDS, e em 1976 fundou a Escola Bandeirantes do Mar, sendo até então, a primeira escola de mergulho no país, com iniciativas que influenciaram o desenvolvimento do mergulho amador no país.

Em 1987 ele retornou a sua terra natal, onde veio a falecer em 2001, vítima de um derrame cerebral aos 68 anos de idade.

Na entrevista com o Alcides Falanghe, ele conta um pouco sobre a chegada conturbada do Álvaro ao Brasil e algumas histórias hilárias das operações da antiga escola Bandeirantes do Mar numa época em que os cursos de mergulho pareciam mais com treinamentos para militares do que mergulho recreativo.

Vídeo

Assista ao documentário de 1967 sobre os cursos que o Álvaro Vilar ministrava em Portugal:

Fontes

  • Entrevista exclusiva a Gilmar Domingos de Oliveira em 30/10/1986 através de correspondência entre os anos de 85 a 1987, contatos com o filho em 09/2009 e colaboração de Marly Costa Simões.
  • Rede RTP de Portugal

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.