Apneia – Ricardo Bahia conquista 3 medalhas e dois recordes para o Brasil

O atleta da Marinha do Brasil (CEFAN) e Cobra Sub, Ricardo da Gama Bahia, foi o único representante brasileiro no VII Campeonato Pan-Americano de Apneia Indoor da CMAS, realizado em Santiago do Chile, entre os dias 26-30 de junho de 2019.

Ricardo disputou provas nas modalidades de Apneia Dinâmica sem Nadadeiras (DNF), Apneia Estática (STA), Apneia Dinâmica com Bipalmas (DYN – BF) e Apneia Dinâmica com Monopalma (DYN).

Na Apneia Dinâmica sem Nadadeiras, Ricardo realizou a marca de 128m, o que lhe garantiria um pódio e um novo recorde brasileiro, mas infelizmente foi desclassificado durante o protocolo de superfície, após sua boca ter encostado na água.

Na Apneia Estática, sua especialidade, o brasileiro conquistou a 2ª colocação com o tempo de 6’08’’, 15 segundos atrás do vencedor, Jose Aguilar (Argentina), que fez 6’23’’.

Na prova de Apneia Dinâmica com Bipalmas, Ricardo conseguiu um novo recorde brasileiro com a marca de 151m, além da 2ª colocação.

Finalmente, na prova de Apneia Dinâmica com Monopalma, Ricardo superou o recorde brasileiro que já era seu pela AINDA, de 166m, realizando a marca de 172m e garantindo também uma medalha de bronze.

Além das provas tradicionais de apneia, o evento também contou com provas de velocidade (2 x 50m) e de endurance (8 x 50m e 16 x 50m). Ao todo, sete países estiveram representados por cerca de 50 atletas de elite no masculino e feminino. Abaixo, o quadro final de medalhas:

1 – Chile – 14
2 – Equador – 13
3 – Colômbia – 6
4 – Argentina – 3
5 – Brasil – 3
6 – México – 2
7 – Peru – 1

Resultados completos do evento podem ser obtidos em:

https://www.sportalsub.net/en/panamericano-cmas-apnea-chile-2019/

Foto: Laura Babahekian

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Marinha do Brasil incorpora atleta de apneia

O atleta recordista de apneia, Ricardo Bahia, foi incorporado recentemente na graduação de 3º sargento no âmbito do Programa Olímpico da Marinha.

Biodiversidade do Recife de Fora será registrada no Concurso Coral Vivo de Foto Sub

Auge do branqueamento de corais em ano de El Niño, será a categoria temática da competição que será realizada em em Porto Seguro-BA.

Premiação do Campeonato Nacional de Fotosub da ABISUB

Veja como foi a premiação do principal evento de fotografia subaquática do Brasil.

Isis Valverde grava como sereia no Pará e dispensa dublê nas cenas de mergulho

A atriz realizou um treinamento com o apneísta Ricardo Baia para atuar como serei na nova novela das 21h.