Para aqueles que curtem um grande aquário marinho e mora ou vai passar por São Paulo, pode ter a oportunidade de conhecer um dos grandes aquários do Brasil, o Aquário de São Paulo.

O local foi inaugurado em 2006, conta com 15.000m² e um grande tanque com 2 milhões de litros de água. São 3.000 exemplares com 300 espécies de animais.

Além do grandioso tanque, encontramos diversos outros tanques e aquários de menor porte, onde é possível ver de perto, os mais variados tipos de peixes e animais marinhos, como tubarões e arraias por exemplo.

Em média, gasta-se entre 2 e 3h para visitar todo complexo, pois na verdade, o local possui muito mais que aquários. Há diversos outros ambientes onde o visitante poderá ver de perto, animais de diversas partes do mundo, como macacos, cangurus, pinguins, cobras, jacarés, suricatos, leões marinhos, dentre vários outros.

Na verdade o Aquário de São Paulo é muito mais que um aquário. É como um mini zoológico com diversos ambientes temáticos, com animais de diversos países, sendo todos muito bem cuidados e separados conforme a espécie.

Um dos grandes animais do local e que sem dúvidas, é a paixão da garotada, são os ursos polares. Eles vivem em uma enorme área voltada exclusivamente para os ursos, onde através de grandes vidraças, é possível ver como eles vivem acima e embaixo d’água. Parecendo crianças, os grandes ursos fazem diversos mergulhos e chegam bem próximo dos vidros, como se estivessem desfilando para a criançada.

Em todo o complexo, ocorrem diversas atividades sobre gestão ambiental, pesquisas e projetos de conservação, sendo uma grande fonte de informação para os profissionais das áreas biológicas em geral.

Visitando

O Aquário de São Paulo acaba tendo uma visitação maior aos finais de semanas, e sendo possível ir durante a semana, melhor, pois certamente haverá menos visitantes.

No local há estacionamento e os ingressos podem ser comprados no site ou no próprio local.

O endereço é Rua Hueb Bacelar, 407 – Ipiranga, em São Paulo e o site é www.aquariodesaopaulo.com.br

Se você está de passagem pela cidade de São Paulo, pode aproveitar depois de visitar o aquário, e ir ao Museu do Ipiranga para conhecê-lo.

Galeria de Imagens – Clique na imagem abaixo

Aquário de São Paulo – Fotos: Clécio Mayrink / Google Photos

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.