Arraia gigante é capturada na praia de Itapoã

Na manhã desta terça-feira (28), uma arraia raia-manta foi capturada na Praia de Itapoã, em Vila Velha.

O animal, que pesa aproximadamente 600 quilos e ficou preso na rede de dois pescadores da colônia de pescadores de Itapoã-BA.

Segundo o pescador Murilo Coutinho, que faz parte da colônia, durante essa época é comum que arraias passem pela região.

“O nosso barco não oferece suporte para desprendê-la da rede, devido ao seu tamanho, acabamos trazendo para a praia”, explica.

Em agosto do ano passado, uma arraia da mesma espécie, de 400 quilos, foi pescada também em Itapoã.

O diretor do Instituto Orca, Lupércio Araújo, explica que elas são circuntropicais, altamente migratórias, podendo aparecer, em qualquer época, nas costas e nas áreas oceânicas.

Lupércio explica que a espécie, que é da ordem do elasmobrânquio, é uma das raias ameadas de extinção em todo o planeta. “É um animal que vale muito mais vivo do que morto”, finaliza o diretor.

Por: Rita Benezath

Fonte: Gazeta Online

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Primeiro Dia Mundial da Raia-Manta é celebrado hoje

Projetos de conservação se uniram, em uma data para celebrar e preservar as raias-mantas gigantes, que são vítimas da pesca também no Brasil.

Possível terceira espécie de Raias Mantas

Grupo do Projeto Mantas do Brasil está estudando a possibilidade quanto a existência de uma terceira espécie de raia manta.

Raias Mantas estão morrendo em Noronha por interferência humana

Por causa de um spot de luz no portinho de Fernando de Noronha, as raias mantas estão sendo atraídas para o local, colocando-as sob risco.

Raia Manta é avistada na Laje de Santos no último final de semana

Durante a visitação, mergulhadores esbarraram com uma grande raia manta nadando tranquilamente pelo local e deu um show de beleza.