Aspectos de altitude nos rebreathers

Rebreathers de Circuito-Fechado com computadores de mergulho online tem uma consideração especial com relação à Pressão Parcial de Oxigênio (PpO2).

Em unidades mais sofisticadas, tipo nos Rebreathers Cochran, a altitude é considerada durante a calibragem dos sensores de PpO2, em terra.

Quando, na preparação da calibragem, o sistema é inundado com 100% Oxigênio, a PpO2 atual pode não ser 1 ata, caso o Rebreather esteja numa altitude acima do mar.

O Rebreather Cochran determina a PpO2 baseado em 100% Oxigênio e na altitude atual e automaticamente ajusta a calibragem da PpO2 de acordo.

Os Rebreathers que não entendem a altitude, podem ter erros significantes na PpO2, se calibrados em altitude.

Outra consideração em altitude, é a PpO2 máxima que pode ser atingida em profundidades bem rasas. Por exemplo, caso o mergulhador tenha configurado o seu Rebreather para um set-point da PpO2 de 1.3 ata, isto não pode ser alcançado em profundidades rasas.

O Rebreather deve ser ajustado para um set-point que não seja inatingível.

É claro que, a PpO2 máxima que pode ser atingida em qualquer profundidade, é dependente da altitude. Sendo assim, os Rebreathers “state of the art”, tipo a unidade Cochran, entende a altitude em seus cálculos.

Por:

Carlos Nelli Borges

Carlos Nelli Borges é Master Scuba Instructor pela PADI, Instrutor de Rebreather pela TDI (E.1211.I) e Instrutor Trainer Rebreather pela RAB (BR-133-02/98), possuindo mais de 1.200 mergulhos com rebreathers.

Foi representante da Dräger no Brasil entre 1997 e 2000. Atualmente atua como instrutor na África do Sul.

Veja também:

Conversor de CCR Backmount em Sidemount

Conheça o conversor nacional para transformar um rebreather backmount em uma versão simples e leve de rebreather sidemount.

Uma análise sobre mortes com rebreathers

Estudo faz uma análise sobre alguns acidentes ocorrido com mergulhadores usando rebreathers e a segurança que eles proporcionam.

Recorde mundial de mergulho usando rebreather -316m

A quebra do recorde aconteceu no último dia 10 de outubro no lago de água doce de Garda, ao norte da Itália.

Uma análise sobre as fatalidades com Rebreathers

Uma análise as causas das fatalidades do mergulho com rebreather, mostra que o treinamento e o estudo fazem a diferença no quesito segurança.