Autoridades australianas matam 6 tubarões após ataques de Whitsunday

Autoridades de pesca da Austrália mataram seis tubarões na área das Ilhas Whitsunday, onde duas pessoas ficaram gravemente feridas em ataques de tubarão na semana passada.

Uma mulher de 46 anos e uma menina de 12 anos foram mordidas em incidentes separados dentro de 24h uma da outra.

Os ataques, na quarta e quinta-feira, ocorreram em Cid Harbour, uma baía cercada por praias em uma área turística popular na costa norte de Queensland.

O Departamento de Agricultura e Pesca de Queensland disse na segunda-feira que seis tubarões – incluindo um tubarão-tigre de 3.7m – foram capturados desde que três linhas de tambores foram posicionadas temporariamente na sexta-feira. As linhas de bateria são um sistema de boias “projetadas para remover tubarões maiores e perigosos de uma área. De acordo com o protocolo da Fisheries Queensland, os tubarões foram humanamente sacrificados, medidos e levados para o mar para serem descartados. A mensagem é que estas águas não são seguras para nadar. Durante este período de férias, pedimos às pessoas que tenham cautela, permaneçam fora da água e não joguem escamas de comida nos barcos.”, disse um porta-voz da Fisheries Queensland em um comunicado.

Um navio de pesca também patrulha o porto, aconselhando as pessoas a não nadarem na área.

As ações do Departamento de Pesca foram criticadas, como o Humane Society Australia postando sua objeção ao Twitter no domingo.

“A HSI reconhece a necessidade de proteção contra banhistas, mas a morte dos tubarões não são a solução. Barreiras contra tubarões, vigilância aérea, sistemas de alerta melhorados e educação, são as medidas mais eficazes para reduzir a incidência de interações entre humanos e tubarões”, disse o grupo.

Excluindo os dois ataques mais recentes, houve33 casos registrados de mordidas de tubarão na Austrália em 2018, de acordo com o Australian Shark Attack File.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Pescadores flagram orcas atacando jubartes no nordeste

Durante a navegação, pescadores testemunharam baleias Orca atacando filhotes de baleias Jubarte, e o número de ataques vem crescendo.

Austrália terá o primeiro cabo eletromagnético contra tubarões do mundo

O equipamento é fabricado por um grupo de pesquisadores da África do Sul, que decidiram fazer a primeira instalação na Austrália após diversos ataques.

Nova espécie de tubarão pré-histórico descoberto ao lado de Sue, o T. Rex

Dentes de Tubarão Galagadon nordquistae foram descobertos em uma rocha que cercava o famoso esqueleto de um dinossauro T Rex.

Barreiras de campo magnético detêm 100% dos tubarões

Nova tecnologia de barreira faz com que os tubarões fiquem à distância dos seres humanos sem que tenham algum tipo de risco.