Barotraumas

O que você sabe e esquece e o que você provavelmente não sabe.

“Mamãe, fui naquela escola de mergulho massa, desci um metro e meio de profundidade e você não vai acreditar, tive um barotrauma do ouvido médio de terceiro grau”.

Imagine você a cara da mãe, assustada com este tremendo palavrão. E provavelmente a grande maioria dos mergulhadores, porque barotraumas incomodam uma barbaridade e são responsáveis por uma série de cancelamentos de mergulhos. Curiosamente, a maioria destes poderia facilmente ser evitada com técnica correta e algumas precauções.

O termo barotrauma significa traumatismo (trauma) causado pela pressão (baro). De uma maneira grosseira, podemos classificá-los em barotraumas de descida e de subida, embora algumas lesões possam ser geradas por problemas na descida e na subida.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

O uso do Invisalign no mergulho

O uso de aparelhos ortodônticos podem criar algum tipo de interferência no mergulho, inclusive, pouco tempo atrás, escrevi um artigo sobre o assunto. De uns...

Barotrauma do Olho

Algumas informações sobre o problema.

Rinorreia – Corrimento excessivo de muco nasal

Alguns mergulhadores acabam tendo problemas com nariz congestionado. Conheça mais sobre o problema, neste artigo do Dr. Campbell.

Problemas de Ouvido Interno

Uma análise sobre barotrauma e demais problemas relacionados com o ouvido médio do mergulhador.