Bottom Timer e algumas mudanças

Pra quem não sabe, Bottom Timer nada mais é do que um simples equipamento eletrônico com a finalidade de informar ao mergulhador, a profundidade, profundidade máxima, tempo de mergulho, tempo de superfície e a temperatura da água.

Por ter uma estrutura simples e de fácil manuseio, é um dos equipamentos mais usados por aqueles que praticam o mergulho técnico, e alguns destes, adotaram alguma poucas modificações na forma de prendê-lo ao pulso / braço.

Neste caso, retira-se a pulseira de borracha original do equipamento, e colocam-se duas tiras de elásticos no lugar, pois facilita a colocação, retirada ou uma simples “ajeitada” com a outra mão.

Um ponto relevante, é a possibilidade dos elásticos permitirem um ajuste automático e sem a intervenção do mergulhador. Conforme descemos, a roupa sofre uma pequena diminuição em sua espessura, deixando o Bottom Timer frouxo quando não usamos os elásticos.

Botton-Timer1

Trocando a cinta de borracha pelos elásticos

As tiras de elásticos são facilmente encontradas em casas de materiais de cabos ou de peças para motos. Normalmente os motoqueiros utilizam estes elásticos para prender objetos no bagageiro da moto.Fique atendo à espessura, para que este possa passar pela furação existente no Bottom Timer.

Botton-Timer2

Iniciando a troca

  • Retire as cintas de borracha com uma chave pequena, e guarde a cinta;
  • Com as duas tiras elásticas já cortadas, dê um nó em uma das pontas de cada elástico;
  • Passe os elásticos em cada furo do Bottom Timer, observando o lado correto;
  • Passe os elásticos pela furação contrária;
  • Coloque o equipamento no pulso / braço, puxe a extremidade sem o nó, até que o equipamento fique bem ajustado no punho / braço. Lembre-se que você poderá estar utilizando uma roupa de mergulho, logo, tome cuidado para não apertá-lo demais;
  • Tirada a medida, dê um nó nas extremidades lisas e corte o excesso de elástico;
  • Para evitar que o elástico desfie, use um fósforo ou isqueiro para queimar as pontas do nylon que estiver sobrando.

Botton-Timer3

Botton-Timer4

Pronto !

Seu Bottom Timer já possui um ajuste adequado e com maior facilidade na colocação e retirada.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

COSMIQ+ Um excelente computador para mergulho recreacional

Com LCD colorido de alto contraste, fácil de ser operado pelo mergulhador, baixo custo, bateria recarregável e cálculos Nitrox.

Mergulho na História: Profundímetro de Coluna D’ água

Esse equipamento marcou história e foi usado por muitos mergulhadores no passado, apesar da imprecisão logo após os dez metros de profundidade.

Computador de Mergulho: 8 motivos para você ter o seu

Os computadores de mergulho surgiram anos atrás e eles já comprovaram sua eficiência no mergulho. Alguns motivos para você ter o seu.

Manômetros e medições imprecisas

Mergulhar usando manômetro imprecisos pode ser um problema para quem pratica o mergulho na configuração sidemount. Entenda o problema.