Recentemente passei por uma situação inesperada enquanto montava meu equipamento de sidemount em uma embarcação.

Estava usando um colete XDeep Stealth 2.0 com um Butt Plate da mesma marca, e é nesse butt plate (normalmente adquirido separadamente), onde “clipamos” o deco Marker, spool e carretilhas, usando duas alças metálicas fabricadas em aço inox para a fixação desses equipamentos.

O problema

Enquanto realizava a montagem dos equipamentos, percebi que uma das alças metálicas estava totalmente solta e sem o parafuso e as arruelas responsáveis pela fixação dessa alça metálica no butt plate.

Foto: Clécio Mayrink

Por sorte, o chão era liso e consegui recuperar as partes que se soltaram do colete, não tendo mais problemas durante a montagem desses equipamentos, mas o fato das peças terem se soltado com tanta facilidade, isso poderia causou um transtorno ainda antes mesmo do mergulho, mas poderia ter sido pior se fosse durante ele.

Assim que percebi a perda do parafuso e das arruelas, tratei de procurar por eles nas proximidades e, por sorte, consegui encontrá-los com facilidade, recolocando-os no lugar em seguida, sendo necessário para tal, utilizar uma chave específica para recolocar todos eles no local como antes.

Naquele instante resolvi checar os demais parafusos e, para minha surpresa, todos eles estavam “folgados”, me obrigando a reapertá-los para evitar que se soltassem em pleno mergulho.

Fiquei imaginando como teria sido, se no momento em que precisasse usar meu deco Marker ou qualquer outro equipamento, e descobrisse que havia perdido eles pelo fato da alça metálica ter se soltado durante o mergulho.

Fiquei bem incomodado com isso.

Posteriormente conversei alguns amigos e a melhor solução para o problema foi inserir uma cola no interior da alça metálica, mais precisamente na área de rosca, onde o parafuso é inserido, pois havendo a cola e realizando o aperto do parafuso logo em seguida, isso iria diminuir as chances do parafuso se soltar durante o mergulho.

Como não vejo necessidade de remoção dessas alças, decidi então usar a cola para tentar tornar mais difícil do problema ocorrer novamente de forma inesperada.

Para a colagem usei a cola denominada Araldite Profissional, normalmente encontrada em casas de ferragens. Feita a mistura com proporções iguais, inseria cola na rosca, colocando logo em seguida, o parafuso. A cola leva 24 horas para a secagem total e será eficaz na fixação da alça metálica com o parafuso.

Se você utiliza esse equipamento, recomendaria realizar esse procedimento para diminuir as chances de uma surpresa desagradável durante algum mergulho, pois isso quase aconteceu comigo.

Colaboração: Marcus Souza

Ponta da alça metálica com a cola Araldite – Foto: Clécio Mayrink

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.