Quem não tem receio de perder a bagagem ou ter a mesma sendo aberta por terceiros ?

Viajando por aí, frequentemente escuto algumas pessoas reclamarem que suas bagagens foram abertas por terceiros e tendo seus pertences furtados.

Pensando nisso, parei para observar minhas malas e cheguei a conclusão que uma delas, poderia ser facilmente aberta por um desconhecido em questão de alguns poucos segundos, pois a mala, uma Samsonite, possui apenas um código com 3 dígitos em sua parte central.

Mas como resolver isso ?

A ideia inicial foi a construção de um simples, barato e eficiente cabo de aço, para dificultar a abertura da mala, utilizando um cadeado homologado pela TSA, que é um cadeado que pode ser aberto pelas autoridades americanas e de alguns outros países, sem que danifiquem sua bagagem.

Basicamente, o cabo passa ao redor da mala e é fixado pelo cadeado, onde se consegue, mais um fator para dificultar a abertura da bagagem. Quem abre bagagens nos aeroportos, certamente procura abrir as bagagens mais fáceis para não perder tempo na ação e não ser descoberto pelo sistema de segurança aeroportuário.

Itens necessários

  • Cabo de Aço – Procure comprar um cabinho de aço que seja emborrachado. Além de protegê-lo, a borracha impedirá que o cabo arranhe sua bagagem, caso ela seja rígida. Custo médio de R$ 1 o metro e você deve comprá-lo conforme o diâmetro da bagagem. Logo, não esqueça de tirar a medida antes da aquisição;
  • Prensa Cabos – Dois (2) prensa cabos de alumínio. Essa pequena peça, possui um orifício, onde você irá passar os cabos para depois prensá-los, deixando-os fixados. Valor médio de R$ 0.70 a unidade;
  • Alicate – Usado para a fixação dos cabos no prensa cabos.


Fabricando o cabo

  • Tire a medida precisa do cabo já envolvido na bagagem, não esquecendo de fazer a volta nas pontas, onde o cadeado será colocado;
  • Pegue um dos prensa cabos, passe o cabo de aço, faça a curva e introduza-o novamente no prensa cabos como na foto ao lado;
  • Pressione com um alicate o cabo no interior do prensa cabos até que este, venha a fechar completamente os orifícios por onde passam os cabos;
  • Faça o mesmo na outra extremidade, porém, coloque o cadeado, para que você consiga a medida precisa do cabo contornando a bagagem e regulando para mais ou menos, o posicionamento do prensa cabos a ser fixado.
  • Quando o cabo estiver pronto, é interessante que se passe um silver tape por cima do cabo, para evitar que fique à mostra e deixando o cabo sem mobilidade ao redor da bagagem.

Feito isso, pronto !   Sua bagagem terá um fator para dificultar a abertura por terceiros.

Galeria de Imagens – Clique na imagem abaixo

Fechamento de Mala – Fotos: Clécio Mayrink / Google Photos

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.