Caixa Estanque com alarme de entrada de água

Todo mergulhador que possui uma caixa estanque, seja ela fotográfica ou de vídeo, sempre acaba tendo aquele medo de que algum dia, sua caixa estanque possa alagar durante o mergulho.

Pensando nisso, alguns fabricantes de caixas estanques criaram um pequeno sistema dotado de um buzzer (emissor acústico), capaz de alarmar o mergulhador, quanto à entrada de umidade e/ou água na caixa estanque.

Basicamente é um sistema simples. A umidade ou a água ao ter contato com o sensor do alarme, acaba criando o contato elétrico necessário para que o alarme seja acionado.

É como se tivéssemos uma lâmpada com um dos fios na tomada e o outro fora. Ao colocarmos o outro fio na tomada, a lâmpada irá acender, pois você criou a ligação necessária para o funcionamento da lâmpada.

Alto custo

Os sistemas de alarme de inundação de caixas estaques são fabricados somente no exterior e são caros !

Cada um tem o custo médio em torno dos US$ 150, isso, nos Estados Unidos e Canadá.

Com a aquisição de uma câmera profissional, analisei a possibilidade de adicionar um desses sistemas de alarme, porém, ao ver o funcionamento desses amarelinhos, cheguei à conclusão de que poderia fazer algo do tipo DIY (Do It Yourself ou faça você mesmo…) com um custo infinitamente mais baixo.

Olhando rapidamente no eBay, hoje, o maior site de vendas online na web, busquei por alarmes de nível d´água de banheira. Esses aparelhos são usados quando um indivíduo coloca a banheira para encher com água, e esses alarmes servem para alertar a pessoa quando o nível d´água chegar no limite desejado.

Após encontrar diversos modelos nas buscas, optei pelo modelo chamado Noah’s Flood Alarm, que no eBay, me saiu pela bagatela de US$ 10.

Passados quinze dias, recebi o produto em casa, e como esperado, a coisa funciona muito bem.

Instalação

Basicamente, a instalação é fácil e podendo ser feita em qualquer caixa estanque de vídeo. Quanto as caixas de fotografia, talvez seja até possível, dependendo do compartimento interno da caixa e conforme o conhecimento técnico da pessoa que vier a fazer a adaptação.

Para a instalação na caixa estanque, você deve comprar alguns centímetros de velcro, colando uma das partes na caixa do sistema eletrônico e outro no sensor. O outro lado do velcro deve ser fixado na própria caixa. No meu caso, usei a cola Super Bonder mesmo. O sensor deve ser fixado na parte inferior da caixa e o mais próximo possível do o-ring principal.

Quanto ao fio que liga o sensor ao sistema de alarme, acabei cortando-o para diminuir a quantidade de fio que vem com o aparelho. Como não há polaridade, você pode cortá-lo e emendá-lo depois sem o stress com os polos, adicionando fita isolante para proteger a emenda.

Para ligar o aparelho, isso sim é um problema, pois como não há um botão na caixa estanque para acioná-lo, você precisa ligar o sistema do alarme antes de fechar a caixa. Nos mais de 30 mergulhos já realizados com esse sistema, acabo montando a caixa e já deixo o alarme ligado. Ele chega a ficar ligado por horas sem que a pilha acabe.

As duas pilhas usadas pelo alarme costumam durar mais de 20hs, sendo realmente, uma coisa prática, mas que espero nunca ter que vê-lo funcionar.

Galeria de Imagens – Clique na imagem abaixo

Sensor de Alagamento – Fotos: Clécio Mayrink / Google Photos

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Manômetro alagado e suas causas

Um simples impacto ou problemas no sistema de recarga, podem ocasionar danos ao manômetro do mergulhador. Saiba mais.

Sal – Um perigo para as caixas estanques

A limpeza e uso incorreto de caixas estanques podem resultar em alagamento e perda da câmera fotográfica ou de vídeo. Saiba mais...

Porque a câmera GoPro alaga ?

Mergulhadores reclamam que a caixa estanque da GoPro e Canon alagam muito. Entenda os motivos.

Sensor de Alagamento para Caixa Estanque

Comenta sobre o sensor de alagamento de caixas estanque que ele desenvolveu, para que os mergulhadores possam fabricar os seus.