Imagine você ingressar num curso de mergulho básico, e sem saber, você começa a mergulhar usando um cilindro de máquinas de refrigerante Coca-Cola nas costas ?
Parece mentira, mas não é…
Os Cilindros “Coca-Cola
Não se ainda são, mas no passado, os cilindros usados pelas máquinas de refrigerantes, aqueles responsáveis pela gaseificação do refrigerante antes de encher o copo, eram fabricados pela Luxfer.
Pra quem não sabe, a Luxfer é o maior fabricante de cilindros de mergulho do mundo.
Na década de 80/90 algumas pessoas descobriram a origem desses cilindros, e passaram a comprá-los e refaziam a rosca em tornos, para que fosse possível a fixação da torneira de mergulho.
Pintava-se o cilindro e pronto… o cilindro de refrigerantes haviam se transformado em cilindros de mergulho !
Não se sabe ao certo como esses cilindros surgiram em algumas escolas de mergulho e na mão de alguns mergulhadores, mas lembro que no antigo jornal Balcão (RJ), um jornal de compra e venda de objetos novos e usados, estilo um “Mercado Livre” da época, frequentemente apareciam anúncios desses cilindros à venda. No mínimo muito estranho.
A pressão trabalho desses cilindros da Luxfer era menor, lembro que eles eram recarregados com 2.250 PSI e não era incomum acontecer do o-ring da sede (espaço entre o registro e o cilindro) acabar ficando exposto e deixando o ar sair totalmente em segundos.
Era um grande risco e eu nem tinha noção com o que estava mergulhando no curso e posteriormente, e por incrível que pareça, nunca soube de acidentes.
Na foto da capa desse artigo estou usando um desses cilindros “Coca-Cola” durante o curso básico, sem imaginar a origem daqueles cilindros de “mergulho” e para qual finalidade haviam sido fabricados.