Comissão aprova MP para retomar despacho gratuito de bagagens

A Comissão Mista da Medida Provisória do setor aéreo no Congresso aprovou a abertura do segmento para o capital estrangeiro, cujo limite de participação em companhias foi elevado de 20% para 100%.

Além disso, o colegiado aprovou a determinação para que as empresas voltem a ter a franquia gratuita de bagagens em voos nacionais e internacionais.

O retorno da gratuidade para bagagens foi incluído no relatório do senador Roberto Rocha (PSDB-AM) porque houve um consenso entre os senadores de que a cobrança, permitida há pouco mais de três anos, não resultou efetivamente em uma redução do preço das passagens.

A proposta volta com as franquias de bagagens existentes à época da edição da Resolução da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) nº 400, de 2016, que permitiu a cobrança das bagagens.

O relatório aprovado também estabeleceu às companhias a exigência de que 5% dos voos sejam em rotas regionais por um prazo mínimo de dois anos.

O texto da MP segue agora para o plenário da Câmara e do Senado e tem até o dia 22 de maio para ser aprovado, prazo de sua validade.

No mês passado, o plenário da Câmara aprovou projeto com conteúdo semelhante. O texto permite que o capital social das companhias aéreas com sede no Brasil seja totalmente estrangeiro.

Fonte: InfoMoney

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Companhias aéreas passam a verificar bagagem de mão

Fiscalização das malas de mão será mais rígida nos aeroportos para combater o excesso de malas com dimensões fora dos padrões permitidos.

Novos voos para o Guarujá facilitam o mergulho na Laje de Santos

A companhia aérea Azul irá voar com aeronaves ATR 72-600 com capacidade para 70 passageiros para o aeroporto do Guarujá-SP.

Câmera Tomada – Uma segurança maior para o mergulhador viajante

Com esse pequeno dispositivo, a bagagem do mergulhador que estiver no quarto de hotel estará mais protegida contra possíveis furtos.

Bagagem: Guardando facilmente sua Roupa de Neoprene

Muitas vezes guardar a roupa de mergulho na bagagem, acaba sendo complicado pois ela se desenrola. Conheça uma dica simples e resolva o problema.