Compras na grande loja em Nova Iorque – Vale a pena ?

Quem visita a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, acaba tendo a curiosidade de visitar e conhecer de perto a LeisurePro, uma grande loja de equipamentos de mergulho já bem conhecida pelos brasileiros.

Com preços atraentes, a loja possui um grande estoque de equipamentos, mas esconde alguns aspectos que os mergulhadores acabam desconhecendo por não lerem as condições de compra, ou por não participarem dos fóruns americanos sobre mergulho.

Normalmente os lojistas americanos trabalham com preços sugeridos pelos fabricantes, mais em alguns casos, alguns lojistas acabam dando um desconto maior nos produtos na tentativa de ter um preço mais atraente ao cliente. No entanto, os preços dessa loja acabam tendo uma diferença ainda maior em relação aos demais lojistas de lá, o que nos chama a atenção.

Como conseguem ter preços mais baixos ?

Olhando o site da loja, uma informação bem clara é que eles não compram diretamente dos fabricantes, e por isso, teriam melhores preços que o mercado oferece, mas não é só isso.

Segundo alguns fóruns americanos, o motivo dos preços mais baixos são:

  • Compra de equipamentos danificados (Refurbished) – Eles fariam a aquisição de equipamentos que apresentaram algum tipo de problema, realizam o conserto e revendem o produto.
  • Lojas que fecharam as portas – Realizam a compra do estoque de lojas que fecharam as portas, e por causa do arremate, conseguem melhores preços para a revenda desses produtos.
  • Equipamentos usados – Produtos que tenham sido retornados ou porque simplesmente o mergulhador resolveu se desfazer do equipamento, acabam sendo revendidos com um custo mais baixo.
  • Produtos que saíram de linha – Quando um fabricante muda seus produtos para uma nova linha, muitos lojistas querem se desfazer dos equipamentos da linha anterior para poderem trocar pela nova linha, daí, vendem por um preço bem mais abaixo para que essa loja compre em forma de arremate.

Já comprei algumas vezes e não tive problemas

De fato, muitos já compraram com eles e não tiveram problemas, mas é importante ressaltar que a garantia dos produtos comercializados por lá é da própria loja, e não dos fabricantes, o que acaba sendo um aspecto negativo para o consumidor, pois havendo algum problema, não se pode ter a certeza que o produto será substituído por outro caso haja algum problema.

Alguns fabricantes já alertaram em seus próprios sites informando que a essa loja não detém autorização para a comercialização dos seus produtos, e quando você faz uma compra por lá, acaba saindo por sua conta o risco.

Antes de adquirir um produto, analise e veja se realmente vale o risco de comprar um produto por lá, pois com a alta do dólar, problemas da garantia e da origem do produto, podem não fazer diferença na hora da compra.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.