Computadores de Mergulho: LCD X LCD Colorido

A tecnologia avança a cada dia, e o mergulho também evoluiu bastante nos últimos anos beneficiando os mergulhadores em vários aspectos, tanto em conforto como segurança.

Um dos grandes avanços no mergulho, foram os computadores que hoje em dia, alguns modelos chegam a trabalhar com tabelas descompressivas diferentes, permitem a substituição da bateria pelo usuário, informa a quantidade de gás nos cilindros e, até permitem a atualização do software do computador sem dificuldades.

Mas apesar de tudo isso, sem dúvidas um dos grandes avanços foram as novas telas de LCD colorido em computadores.

Vantagens

A principal vantagem dos computadores com LCD colorido é a visibilidade que a tela dá ao mergulhador.

Com o LCD colorido obtém-se uma leitura mais fácil dos números exibidos e se alguma informação importante e de atenção imediata do mergulhador for necessária, ela será exibida na cor vermelha para chamar ainda mais a atenção do mergulhador embaixo d’água.

Pra quem possui a chamada “vista cansada”, condição muito comum nas pessoas com idade avançada, o LCD colorido permite uma visualização melhor embaixo d’ água, mesmo se o mergulhador não estiver usando lentes corretivas em sua máscara.

Baterias

No passado alguns mergulhadores chegavam a dizer que os computadores com telas coloridas consumiam muita bateria e que não valiam a pena, mas a tecnologia avançou nesse quesito e conseguiu diminuir o consumo das baterias, gerando um aumento considerável na vida útil delas.

Alguns modelos de computadores chegam a permitir até 200 mergulhos utilizando uma bateria comum do tipo AA, e que pode ser facilmente encontrada em qualquer esquina pagando-se alguns reais.

Levando-se em consideração que o próprio mergulhador pode trocá-la, tudo fica ainda mais fácil.

Cores

Assim como os alertas podem ter o tom de cor avermelhado, o computador com LCD colorido acaba exibindo as informações com tons diferentes, melhorando a distinção das informações durante o mergulho e diminuindo a possibilidade de erros de leitura.

Lembro bem de um mergulhador que chegou a ter doença descompressiva por ter lido a informação de forma incorreta em seu computador. São casos raros, mas acontecem.

Aquisição

Atualmente no Brasil encontramos alguns modelos de computadores com LCD colorido nas melhores lojas do mercado.

Algumas vezes o preço acaba sendo um pouco mais elevado que o computador tradicional com LCD cinza, mas os benefícios que o LCD colorido traz são grandes, valendo muito à pena o investimento.

Depois que você mergulha usando um deles, certamente não vai querer saber de outra coisa.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

COSMIQ+ Um excelente computador para mergulho recreacional

Com LCD colorido de alto contraste, fácil de ser operado pelo mergulhador, baixo custo, bateria recarregável e cálculos Nitrox.

Computador de Mergulho: 8 motivos para você ter o seu

Os computadores de mergulho surgiram anos atrás e eles já comprovaram sua eficiência no mergulho. Alguns motivos para você ter o seu.

Aquatica: Em breve lançará novo monitor de LCD 5HD

Novo produto permite uma melhor visualização do que está sendo captado pela câmera na caixa estanque, gerando melhores resultados.

Computadores de Mergulho X Baterias antigas

Baterias de lítio de uma hora para outra podem deixar o mergulhador na mão. Saiba os motivos e como se precaver.